
Todas as estações têm algo mágico, mas o verão conta com um encanto especial. As temperaturas e os dias mais longos pedem que estejamos fora de casa e, sejamos honestos, a vida parece mais leve e divertida – e o melhor de tudo é que a moda acompanha esse espírito descomplicado. É nesta altura que apostamos em peças que fluem com o corpo, com tecidos que respiram e cores que traduzem a energia da estação.
Não há nada que pisque mais o olho a isso do que as novas criações da Mango, no âmbito da nova coleção Selection (a aposta premium da etiqueta, com lançamentos quatro vezes por ano) para a primavera/verão 2025, que se assume como um equilíbrio irresistível entre o urbano e o orgânico. Quem o confirma é Justicia Ruano, diretora criativa da linha de mulher da marca, à MAGG, que, sucintamente, descreve a linha como "natural, leve e bonita".
"Queríamos criar peças versáteis, que pudessem ser usadas em diferentes contextos e combinar um ajuste mais urbano com cores e tecidos naturais, como bege, vermelho, castanho e verde, e materiais como o linho", explica-nos, acrescentando que, "dependendo de como são usadas, estas peças adaptam-se a qualquer ocasião". Mas há algo que é transversal a todas: "o conforto, que é essencial tanto na cidade como na natureza".
Este aspeto reflete-se em cada detalhe, desde os volumes às texturas, passando pelas transparências estratégicas, que criam um jogo de movimento e profundidade. Linho, algodão e outras fibras naturais surgem em tons neutros, como bege e castanho, mas também em apontamentos vibrantes de vermelho-cereja e padrões florais.
No entanto, as criações, de acordo com a responsável, não foram beber inspiração a um único momento ou referência – ainda que pisquem o olho à "tendência boho chic", mesmo que "não seja a sua tendência principal" –, mas à própria da própria transição sazonal. "A primavera é um momento de mudança, mas também de regresso a padrões conhecidos. Queríamos encontrar o equilíbrio perfeito entre estes dois mundos", revela-nos a própria.
Os acessórios também desempenham um papel fundamental nesse sentido, uma vez que ajudam a tornar qualquer look ainda mais especial e versátil. Justiça Ruano destaca que "os complementos certos podem transformar quase qualquer look do dia para a noite", pelo que a chave está em saber tirar o máximo partido destes complementos, que, nesta linha, vêm em forma de cintos, canteiras ou até de sandálias sofisticadas.
Quando questionada sobre a sua peça favorita da coleção, Justicia Ruano não hesita em dizer que, apesar de existirem muitas que adora, "o fato branco" leva a taça. "Adoro um bom conjunto e este é perfeito para esta altura do ano", justifica, dizendo ainda que "este em particular, com as calças largas e as mangas amarrotadas do blazer, é elegante, mas com um toque moderno" que faz com que o adore.
Espreite as peças
Afinal, segundo diz a responsável pelas linhas femininas, "é inegável que a moda está a caminhar para um estilo de roupa mais confortável e descomplicado, mas também há lugar para peças mais elegantes e sofisticadas". Por isso, "esta coleção é um bom exemplo de como se pode combinar as duas coisas" – e sem abdicar da sustentabilidade, que é cada vez mais uma das pedras basilares da insígnia.
"Todas as nossas coleções integram elementos ecológicos, mas na Selection damos especial atenção a isso, com tecidos mais naturais e técnicas de confeção sustentáveis", reforça a criadora. E isto anda de mãos dadas com a qualidade e respetiva durabilidade das peças, uma das preocupações cada vez maiores de quem faz compras na marca. "São estas coisas que nos diferenciam de outras marcas e queremos continuar a fazer um bom trabalho", remata.
Uma coisa é certa: a nova linha Selection é perfeita para que cada mulher que vista as peças se "sinta confortável, confiante, feminina e elegante". E se ainda não tem ideias para conjugar looks para arrasar nos meses que se avizinham, pode sempre ver a campanha da marca, que conta com o toque especial de Alex Carl, stylist de renome com quem a etiqueta já tinha trabalhado noutros carnavais.
"Quisemos repetir, porque a sua visão encaixa-se perfeitamente nas nossas peças", diz Justicia Ruano. "Ela tem uma visão muito específica, mas que pode ser adaptada a diferentes marcas ao mesmo tempo", frisa a responsável, dizendo que o seu "estilo característico" fica patente nas combinações arrojadas que criou para a campanha (e que agora lhe mostramos).