Já imaginou como o verão seria mais fácil se não tivesse as tão incomodativas marcas do biquíni e fato de banho? Ora que o vestido não fica bonito, ora que não bronzeou a barriga – um sem fim de tormentas conhecidas pela maior parte do público feminino. Mas esses dias podem estar à beira de acabar já que acabou de ser lançada uma marca de fatos de banho e biquínis portuguesa que promete não deixar marcas – e que já conquistou famosas como Júlia Palha.

Chama-se Nudist e tem um conceito simples: apanhar sol sem ficar com marcas. A marca lançou a primeira coleção há duas semanas e a MAGG falou com a criadora, uma estudante de Gestão de 19 anos que explica ter arranjado uma solução para o problema de muitas mulheres.  “Há cerca de um ano comecei a pensar se não seria possível ir à praia, usar biquínis com formas diferentes, e não ficar com aquelas marcas que eu não acho nada apelativas”, explica Joana Ferreira. A jovem começou a investigar as soluções que havia no mercado e poucos meses depois descobriu o tecido basilar da marca, que já é patenteado.

E o que tem de diferente este tecido em relação aos outros? Para além de não serem usados químicos durante o processo de fabrico, este tecido deixa passar os raios UVA, responsáveis pelo bronzeado, e ainda uma pequena percentagem de raios UVB. “Os raios UVB são os mais perigosos que nos podem causar um escaldão e mais tarde cancro da pele. Mas não os podemos bloquear por completo porque senão não acontece o bronzeado. Assim, deixamos que passe uma pequena percentagem, cerca de 10%. É uma percentagem segura para a pele e que permite que fiquemos bronzeadas mesmo nas áreas que o biquíni cobre”. Joana Ferreira avança também que não é suposto colocar protetor solar na zona tapada pelo tecido já que ele tem uma proteção de 10 SPF, o que garante a proteção da pele.

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Como muitas marcas, a Nudist também tem atenção ao ambiente. Todos os tecidos usados nesta primeira coleção serão usados para evitar o desperdício e os sacos onde são enviadas as peças são biodegradáveis. "Se o deixarmos nos centros de compostagem eles em poucos meses vão desfazer-se. Mesmo em casa temos de os ter guardados em condições especiais porque eles são fabricados para serem facilmente desfeitos, de forma a causarem o mínimo de transtorno ao ambiente”, garante.

O não fazer marcas e a sustentabilidade são dois dos pilares da marca mas existe um terceiro. O facto de haver vários modelos que a cliente pode combinar, com diferentes tamanhos, foi também ponto assente na criação da Nudist. “Neste momento o que fazia sentido era dar a possibilidade à cliente de escolher o seu próprio conjunto. Quisemos que todos os modelos tivessem todos os padrões”. Assim torna-se mais fácil a cliente escolher o formato preferido num dos três padrões iniciais. No futuro é possível que a seleção de padrões aumente mas uma coisa é certa, vão ter sempre o foco de dar o máximo de liberdade a quem compra a marca.

A primeira coleção da marca conta com três padrões, e três modelos de parte de cima e outros três de parte de baixo. Existe ainda um modelo de fato de banho. Os preços começam nos 45€.

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