
Foi ao som do mar e com os pés na areia, num dia em que os termómetros passavam os 30ºC, que a Parfois apresentou a The Beach Club Collection, a nova proposta da marca portuguesa para os meses quentes. O restaurante Sal, na praia do Carvalhal, na Comporta, ganhou nova vida com um takeover da etiqueta, que o transformou num autêntico beach club, que assim vai permanecer durante o mês de junho.
A coleção é uma ode aos dias quentes e sem preocupações. Por isso, não é de espantar que a paleta de cores que a compõe seja colorida, com vários tons garridos a ganharem destaque, sempre com os neutros a ajudar no equilíbrio. As propostas vão de ponchos de algodão, camisas de popelina, vestidos com franjas aplicadas à mão e até acessórios super disruptivos.
Isto tudo para dizer que a estética desta linha navega entre o surrealismo contemporâneo e uma certa nostalgia mediterrânica, evidente, por exemplo, na escolha dos búzios em tamanho grande para serem protagonistas de acessórios, como colares, ou de chapéus maxi (sendo que há um modelo que até tem óculos de sol integrados), que são dos acessórios mais úteis para os dias de verão.
Veja a campanha
"Inspirámo-nos em várias referências, como a coleção de Loewe ou os desfiles Spring/Summer da Proenza [Schouler] e da Jacquemus”, contou a responsável da marca pelos acessórios têxteis, frisando ainda o impacto visual da paleta de cores. "Queríamos quebrar a intensidade com apontamentos de bordô e chocolate", frisa.
O que une grande parte destas peças é a forma como são confecionadas. "Queríamos dar ênfase ao que é feito à mão”, explicou um responsável da marca durante o evento, no qual a MAGG marcou presença, acrescentando que se procurou “sempre usar fibras naturais”. Por isso, há algo mais nesta coleção do que apenas tendências. Há história, mãos calejadas, tradição e saber-fazer português.
Uma das grandes surpresas são os cestos em edição limitada, feitos à mão por artesãos de Braga com quem a Parfois colaborou diretamente. “Fomos à procura dos artesãos certos, percebemos onde é que podíamos encaixar a cestaria portuguesa numa coleção de praia”, explicou a marca. O resultado são peças únicas, executadas com precisão por quem dedica a vida à arte de entrançar fibras.
“Os moldes são feitos por nós, depois cada peça nasce a partir daí. Quando há amor pela arte, tudo se faz”, contaram os artesãos, que trabalham juntos há quase quatro décadas e veem neste tipo de colaborações uma oportunidade para valorizar o seu trabalho. “Isto é quase como a agricultura. No fim do dia, as mãos estão todas sujas da terra. É preciso gostar", disseram-nos.
A coleção destaca-se também pelas malas em ráfia, sandálias de pele minimalistas, leques e óculos de sol, que prometem dar-lhe um guarda-roupa de verão com atitude e frescura. As joias, que se assumem como a cereja no topo do bolo de qualquer look, dão um toque de irreverência, com formas inesperadas e super statement.
A The Beach Club Collection já está disponível online e em lojas selecionadas. Reunimos algumas das nossas peças favoritas, que vão dos 15,99€ aos 79,99€.