O verão já está entre nós e prova disso é que as marcas começaram a lançar coleções que têm como objetivo dar mais pinta a esta estação. Um desses casos é a Mango, que acaba de lançar "A Summer Reverie" e promete não ser mais uma. Isto porque conta com a estética refinada e sensual de Supriya Lele, designer britânico-indiana com quem a marca espanhola colaborou.

A linha estreou esta quinta-feira, 5 de junho, e marca o arranque da Mango Collective, um novo projeto da marca espanhola que convida designers de nicho a trazerem outras perspetivas ao universo da insígnia. Esta união de forças culminou numa cápsula que casa frescura, feminilidade e um toque subversivo, em dezenas de peças pensadas para viver o verão com elegância.

Supriya Lele
Supriya Lele Supriya Lele

“Estou tão entusiasmada por fazer parte desta colaboração”, diz a designer, em entrevista. “Ter a oportunidade de criar uma coleção e mostrá-la a nível global tem sido incrível. E tem sido também maravilhoso poder trabalhar de forma tão próxima e criativa com a equipa da Mango", acrescenta.

O entusiasmo é mútuo, já que a marca vê na criadora uma das vozes mais consistentes da nova moda internacional. Isto é fruto de um conjunto de fatores, como a própria explica. "Inspiro-me muitas vezes numa variedade de referências… imagens ligadas à minha herança indiana, mas também moda dos anos 90. É sempre um processo extenso e intuitivo", frisa, dizendo que "foi um trabalho muito criativo".

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Nesta coleção, tudo isso está lá, mas com uma nova roupagem. "Adoro cada peça desta coleção, seria difícil escolher favoritas", admite, não descurando que gosta "especialmente da linha de swimwear", já que as peças são "fáceis de conjugar do dia para a noite". Ou seja, os fatos de banho, mais do que a função óbvia que cumprem, funcionam como peças-chave de styling.

Contudo, ao todo, a linha é composta por 34 peças, pelo que também há vestidos longos, saias leves, coordenados com jogo de transparências e muitas outras peças versáteis para combinar ao ritmo dos dias. "Para mim, é essencial sentir-me confortável e sexy — seja lá o que isso significar para cada pessoa", relata Supriya Lele.

Vista-se como uma modelo com estas 5 peças da Mango usadas por Iris Law (desde 9,99€)
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E além do styling intuitivo, há também uma intenção de longevidade das criações que resultaram desta coleção. “Cada peça é um essencial de verão, e acredito mesmo que são daquelas a que as pessoas vão voltar todos os verões", admite. E isso, para si, é "a parte mais recompensadora" – "ver alguém a usar e a estilizar uma peça da coleção depois do lançamento", portanto.

A par disto, se dúvidas houvesse, Supriya Lele remata com uma visão clara do que deve constar no nosso guarda-roupa de verão. "Ótimos fatos de banho, vestidos fáceis e separates que favoreçam a silhueta e que sejam versáteis", ressalta. É precisamente isso que esta coleção, já no disponível no site da marca espanhola e em algumas lojas físicas, promete.

Espreite as peças

Antes de fundar a marca homónima, Supriya Lele passou pelo mestrado em moda da prestigiada Royal College of Art e integrou o programa de talentos emergentes da Fashion East, uma rampa de lançamento para alguns dos nomes mais promissores da moda britânica. "Sempre soube que era criativa e quis explorar várias áreas antes de me fixar na moda, mas acabou por ser uma escolha muito natural", conta.

A paixão pelo vestuário acompanha-a desde tenra idade e, para a designer, foi quase inevitável seguir esse caminho. Hoje, continua a construir a visão do seu universo criativo com a mesma entrega. “Espero continuar a apresentar coleções da forma mais criativa possível”, afirma. Apesar dos desafios que implica liderar uma marca independente – “especialmente quando se é totalmente autónomo”, sublinha –, a criadora reconhece o privilégio que é ver o seu trabalho ganhar forma.