Com as filmagens de "O Diabo Veste Prada 2" oficialmente a decorrer a todo o gás, os paparazzi têm feito aquilo que fazem melhor: apanhar vislumbres preciosos dos looks de Anne Hathaway no papel da eterna Andrea Sachs (ou Andy, alcunha que, segundo a personagem, todos os amigos lhe chamam). E entre tudo o que já se viu, é impossível ignorar que os coletes estão de volta.

Num dos visuais mais comentados até agora, a atriz surge num fato vintage de Jean Paul Gaultier, com uma mala da Coach. Mas é noutro conjunto que a mensagem de que o office core não saiu das tendências fica clara,e a personagem usou um look do qual um colete da marca Aritzia é protagonista. O modelo, chamado Attire Vest, é uma daquelas peças que atravessa estações.

Noutro momento das filmagens, Andy Sachs surge novamente com colete, desta vez vermelho e com assinatura Gabriela Hearst, combinado com calças largas e botas da Paris Texas. A silhueta é alongada, o styling é afinado e o resultado é uma Andy Sachs que cresceu, mas continua a dominar os corredores de escritório com o mesmo carisma desajeitado, mas super profissional.

Veja os looks

O colete já tinha dado sinais de querer sair do armário há umas temporadas, sobretudo com o boom da estética clean girl e do quiet luxury. Mas o regresso de Andy Sachs ao grande ecrã vem validar o seu estatuto de peça essencial no ressurgimento do office core, que recupera códigos clássicos do guarda-roupa corporativo e os reinventa com um twist moderno.

O colete está precisamente no centro deste movimento, sendo suficientemente polido para parecer sério, mas versátil na mesma medida ao ponto de conseguir dar personalidade a qualquer conjunto. Este fenómeno não acontece por acaso, já que, numa era em que a moda anda obcecada com a nostalgia dos anos 2000, faz todo o sentido que Andy Sachs volte a ter um lugar de destaque.

Anne Hathaway usa vestido de 7380€ em "O Diabo Veste Prada 2". Tudo sobre os primeiros looks
Anne Hathaway usa vestido de 7380€ em "O Diabo Veste Prada 2". Tudo sobre os primeiros looks
Ver artigo

Mas a diferença está nos detalhes, uma vez que a nova Andy não se está a transformar numa Miranda Priestly, nem se perdeu na tentação de seguir cegamente as tendências. A personagem soube adaptar-se, crescer e até escolher melhor, parece-nos. E os coletes ganham aqui um novo significado, sendo o símbolo de quem sabe o que quer vestir, mesmo que esteja numa contínua jornada de descoberta.

A pensar nesta peça (e na Andy Sachs que há dentro de nós), fomos à procura de coletes para que possa começar a incorporá-los nos looks pós-férias. É que setembro está ao virar da esquina e não há nada melhor do que voltar ao escritório com peças novas para dar mais alento ao regresso à rotina.

Espreite as nossas sugestões