Os óculos de sol da Ray-Ban dispensam apresentações. Aliás, que atire a primeira pedra quem nunca quis ter aqueles pares icónicos da marca, como os de aviador ou os quadrados de haste preta. Foram precisamente modelos como estes que sofreram uma alteração disruptiva, aquando do lançamento da coleção Reverse, que vai conferir muito estilo ao dias de sol que se avizinham.
"Selecionámos os nossos estilos mais queridos – o Wayfarer e o Aviator – para embarcar nesta viagem emocionante, porque são o coração da nossa marca. Quando inovamos, inovamos no coração para crescermos e mantermos a nossa iconicidade", explica Federico Buffa, R&D and Product Development Director da Ray-Ban, à MAGG. Mas, afinal, o que é que há de novo nestes pares de óculos?
Bem, trocado por miúdos, as lentes foram viradas do avesso. Ou seja, agora são côncavas, contrastando com a forma convexa a que esta e outras marcas nos habituaram. O melhor de tudo é que, apesar desta alteração, a precisão ótica não ficou comprometida, graças à sua tecnologia de produção inovadora – um sistema de modelação 3D e um processo de engenharia de ponta "que moldou a lente para obter um equilíbrio perfeito entre as superfícies frontal e traseira", aponta Federico Buffa.
O resultado é "uma visão mais nítida e precisa, proporcionando uma ótima experiência visual", garante o responsável, acrescentando que até "as normas de proteção ocular aplicáveis aos produtos de óculos de sol" foram excedidas. Além disso, "o tratamento antirreflexo reduz o reflexo em 70% em comprimentos de onda específicos aos quais o olho é mais sensível, sendo excelente em condições de luminosidade", continua.
Mas nem só na visão se sente diferença. Quem tem olho para a coisa (vá, tivemos de fazer este trocadilho) vai perceber que os quatro modelos disponíveis nesta coleção, Aviator, Wayfarer, Caravan e Boyfriend, "se adaptam às curvas das maçãs do rosto e complementam qualquer formato" facial, explica Federico Buffa. Isto porque foram desenvolvidos com uma armação universal ergonómica, concebida para seguir os traços naturais de cada face.
Além disso, a Ray-Ban está a levar as questões ambientais "muito a sério" – e é por isso que a coleção Reverse foi produzida com materiais alternativos, indo das lentes em nylon biológico, com 41% de teor de carbono biológico, às armações em acetato biológico, com 67% de teor de carbono biológico. E nem as embalagens, o cartão e o pano de limpeza foram deixados de fora, uma vez que foram concebidos com materiais 100% reciclados.
Ainda que, de momento, só existam quatro modelos que contam com a nova lente, Federico Buffa reitera: "Os nossos estilos vão continuar a ser reimaginados, reinventados e revistos à medida que exploramos os limites da tecnologia. Esperamos que a coleção Reverse estabeleça uma nova tendência no setor de eyewear".
Para poder experimentar estes modelos cheios de estilo, com diferentes acabamentos e cores tanto nas hastes como nas lentes, poderá obtê-los em todas as lojas Ray-Ban, assim como no site oficial da marca. Contudo, a partir desta quinta-feira, 15 de junho, a linha estará disponível em todos os canais de venda EssilorLuxottica – e o preço dos óculos não passa dos 165€.