No ano em que celebra 43 anos, o Brasília, como é carinhosamente chamado pelos moradores, entra em obras para tentar modernizar o espaço e torná-lo mais atrativo para futuros comerciantes e clientes. O Shopping Center Brasília, no Porto, foi o primeiro a apresentar as escadas rolantes à cidade.
O Brasília já tem uma nova imagem, conceito e posicionamento. O centro comercial faz a ligação entre as principais artérias do Porto: a Avenida da Boavista, a Praça Mouzinho de Albuquerque e a Rua de Júlio Dinis. Com o lema "Faz Parte", a iniciativa de renovação quer fazer com que as pessoas voltem a dar vida ao espaço, que tem vindo a sofrer com a migração de clientes para as grandes superfícies.
Uma das principais iniciativas depois da remodelação será conseguir colocar lojas não massificadas no shopping, como espaços de produtos biológicos, arte, zero waste, chocolatarias, garrafeiras e lojas de serviços personalizados. Voltar a dar vida ao espaço e chegar ao maior número de pessoas é o objetivo, até porque estas lojas têm cada vez mais adeptos.
O projeto para requalificação do espaço foi aberto a concurso para os alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e da Escola Superior de Artes e Design. Isto porque “os mais jovens são o futuro e é também essa faixa etária que queremos ter no espaço”, afirma Luís Pinho, administrador do condomínio do shopping, ao jornal "Público".
Esta iniciativa com os alunos vai decorrer no ano letivo 2019/2020 e o participante vencedor irá receber um prémio de 4.500€.