Durante a meia estação, escolher o que vestir pode ser um verdadeiro desafio, já que as manhãs frias dão lugar a tardes amenas e noites que são, no mínimo, imprevisíveis. Para contornar esta instabilidade – e fazê-lo sempre com o máximo de estilo, claro –, falámos com Bárbara Mendonça, consultora de imagem, que destaca algumas peças-chave que vão garantir que estará sempre bem.

De acordo com a especialista, um bom par de jeans de corte direito e cintura subida é um essencial incontornável. "Atenção à lavagem e à estrutura da peça para melhor se adequar ao tipo de corpo", alerta, sublinhando que a escolha certa pode fazer toda a diferença no forma como a peça assenta e respetiva versatilidade.

Outra aposta certeira é o camiseiro estruturado, especialmente "com detalhes nas mangas ou na gola" que sejam diferenciadores – ou seja, é uma forma de dar um up a estas peças, que, por norma, costumam ser mais básicas. Para um extra de funcionalidade, Bárbara Mendonça sugere um modelo em body, garantindo que este "não sai do lugar e facilita muito no momento de vestir".

bárbara mendonça
bárbara mendonça créditos: Instagram/@barbaramendonca.pt

E por falar em camiseiros, a especialista diz que um vestido camiseiro midi é um verdadeiro aliado para quem procura uma peça prática e versátil. "É uma aposta certeira para quem procura um vestido prático que se adapte a vários momentos", explica – por isso, trocado por miúdos, se sair do escritório diretamente para uma noite de copos, certamente ficará bem servida.

Uma vez que a primavera, embora seja uma estação quente, não está livre de chuva, a consultora de imagem diz que é preciso ter um casaco que nos proteja. "Para fugir à já habitual sugestão de gabardine", recomenda uma parka "numa cor neutra e com a opção de ser ajustada à cintura". Isto porque dá "um toque mais feminino" ao look e é uma alternativa prática para dias incertos, frisa.

Nos dias mais frios, há algo que também não pode ser descurado: o uso de uma terceira peça. Além de servir para a fazer ficar mais quentinha, é uma boa forma de dar uma mais camada estilosa aos looks. Nesses casos, Bárbara Mendonça sugere um "casaco de malha básico e de cor neutra", que, nos dias frios, "pode ser usado como terceira peça" ou, se estivermos a falar de dias mais quentes, "como parte de cima" somente.

Ténis. Os modelos que tem de comprar e aqueles de que deve fugir esta estação. Stylist explica
Ténis. Os modelos que tem de comprar e aqueles de que deve fugir esta estação. Stylist explica
Ver artigo

Nos pés, um par de loafers castanhos é a escolha ideal "para dar um toque mais moderno aos looks" – e, diga-se de passagem, para substituir as botas, que já começamos a ver cada vez menos nesta altura do ano. Contudo, não desanime se demorar a encontrar o estilo perfeito: a especialista diz que "a escolha do modelo deve ser adequada ao estilo pessoal".

Os acessórios também não ficam de fora: os óculos de sol, por exemplo, ganham especial importância quando o sol começa a dar o ar da sua graça. Por isso, um "modelo aviador com lentes translúcidas é uma óptima opção para se adequar às diferentes variações do estado do tempo", continua, frisando que o look ainda pode ser complementado com uma mala a tiracolo, que é prática e se adapta "aos looks mais descontraídos de verão".

Bem sabemos que, por esta altura, já deve estar a apontar tudo aquilo de que precisa comprar. No entanto, uma vez que queremos facilitar-lhe a vida, até pedimos algumas sugestões a Bárbara Mendonça. De marcas como Guess, H&M, Pinko e Zilian, espreite aquilo que a consultora de imagem escolheu para fazer parte, caso queira, do seu guarda-roupa de meia estação.

Clique na fotogaleria