Apresentadora de televisão, empresária, modelo, influenciadora e eleita a mulher mais elegante de Portugal, em 2011, de acordo com a "Caras". É este currículo de peso que Raquel Prates leva às costas e ao qual, agora, se junta a sua aliança com a Terzihan, uma marca turca de alta joalharia para a qual criou uma coleção limitada.

Sob o mote "Love Locked Out", esta coleção limitada de joias é inspirada pela história por trás da pintura homónima de Anna Lea Merritt, sendo uma ode à memória e ao amor eterno. A pintura, que se tornou a primeira obra de uma artista feminina na coleção nacional britânica, foi criada como um memorial para o marido de Merritt, que morreu apenas três meses após o casamento.

E ainda que a história do quadro seja trágica, as joias desta linha limitada são tudo menos isso. A peça central desta coleção é um deslumbrante colar de ouro de 18 quilates e diamantes, realçado pela famosa lapidação princesa, e complementado por peças esmaltadas em sete tons bem vibrantes.

Mas a oferta não se fica por aqui. A linha tem também piercings, que casam os universos punk e chic, um brinco pendente e ainda um anel moderno, que vai beber inspiração a esta mesma vibe. E há uma coisa que une todas as peças: o facto de serem meticulosamente elaboradas à mão.

Adeus, chocolates. Olá, joias. O novo calendário de advento da Pandora permite-lhe poupar 300€
Adeus, chocolates. Olá, joias. O novo calendário de advento da Pandora permite-lhe poupar 300€
Ver artigo

“Esta pareceria nasceu no nosso evento de apresentação da marca em Portugal, em setembro de 2022, através de um sonho partilhado pela Raquel, que quisemos realizar", afirma Gonçalo Pinheiro, um dos sócios da marca Terzihan, em comunicado, que acrescenta que o propósito da joalharia é mesmo esse – concretizar sonhos. "Abraçámos este desafio da Raquel, pois a marca identifica-se bastante com o seu estilo e ousadia", conclui.

A par disto, Raquel Prates não é nenhuma forasteira no design de joias, tendo já "realizado uma pequena incursão" nesse mundo, ainda que de forma discreta e tímida. No entanto, esta coleção é diferente, pois diz senti-la "na sua totalidade". É "uma representação dos meus universos com uma maior maturidade", conta, citada pelo mesmo comunicado.

"As várias etapas, desde o conceito, passar as peças do papel à tridimensionalidade, as dimensões, as cores, os ajustes e o trabalho manual dos materiais nobres, para que façam parte do momento especial de alguém", continua Raquel Prates, acrescentando que está felicíssima com o resultado final do projeto.

A nova coleção de joias da Terzihan com Raquel Prates está disponível na boutique da marca, em Lisboa, e brevemente através do site Raquel Prates Collection.

Veja as peças.