A veia criativa de Maria de Barros existe desde muito cedo e remonta aos seus tempos a desenhar em casa dos avós. "Sempre tive muito gosto pelas artes e uma parte criativa ativa. Era miúda e passava horas a desenhar roupa, e não só, em blocos, mas a verdade é que acabei por não explorar muito esse lado para além das minhas quatro paredes", conta à MAGG a empresária e designer de 31 anos que, depois do primeiro confinamento, resolveu levar mais a sério este seu lado e partir para a concretização de um sonho.

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Apaixonada por moda, há sete anos que Maria mantém uma loja de roupa multimarca, juntamente com uma amiga, em Lousada, a U Dress Me. Mas sempre pensou em criar algo seu. "Queria ter uma marca minha. Mas, devido à loja e à quantidade de roupa que vejo passar por mim todos os dias, senti que mesmo que criasse algo meu, neste momento não ia acrescentar nada ao que já existe em termos de marcas de roupa", explica Maria de Barros.

O passo seguinte? Sapatos. "Os acessórios são outra das minhas paixões. Sapatos, malas, adoro. E falando especificamente de calçado, senti que faltava no mercado uma marca como eu, mais low profile, que complementasse os looks, mas que não fossem o chamariz. Ou seja, sapatos que fossem nos tons que eu gosto, neutros, em tons terra e nudes, mas adaptados às tendências da estação. Sapatos que completassem as peças de roupa, mas que não fossem a primeira coisa que as pessoas veem quando olham para um visual."

Strelitzia
Maria de Barros tem 31 anos e é mãe de duas crianças créditos: Instagram

Durante o primeiro confinamento, em março de 2020, Maria de Barros deitou mãos à obra e dedicou todo o seu tempo livre à criação da sua primeira coleção. "Decidi que tinha de ser. Comecei a desenhar, percebi que desenhar sapatos não era a mesma coisa que roupa, fiz um curso online dedicado a este tipo de design e criei os esboços da coleção", recorda a designer, que decidiu o nome da mesma ao olhar para as flores que tinha no jardim.

"Andava há uns dias a pensar no nome e depois olhei para as estrelícias do meu jardim. São as minhas flores favoritas, e já a minha mãe as tinha em casa quando eu era pequena", diz a designer e fundadora da marca Strelitzia, lançada oficialmente em maio de 2021.

Da primeira coleção da marca nacional de calçado, fazem parte seis modelos de sapatos. "Na verdade, são sete, dado que um dos modelos existe em duas cores", salienta Maria de Barros, que criou uma linha intemporal, mas atenta às tendências e, acima de tudo, versátil, elegante e confortável.

"São modelos confortáveis e adequados a várias ocasiões. Estive de férias há pouco tempo e usei as sandálias pretas na praia, para sair, já as usei com fatos. É importante que sejam versáteis porque são sapatos feitos à mão, que acabam por não ser baratos, logo não queria que fossem apenas para ser usados numa ocasião ou outra", explica a fundadora.

Strelitzia
Os sapatos da marca aliam conforto à elegância e os saltos não ultrapassam os 5,5cm.

E apesar de existirem modelos rasos e com salto, Maria de Barros explica que o conforto é levado a sério. "Principalmente depois de ser mãe, penso sempre duas vezes antes de sair de casa com os miúdos e com sapatos de salto alto, e acabo por calçar ténis porque posso ter de andar com os meus filhos ao colo, ir às compras, etc. Senti que tive uma quebra no uso de saltos e quis achar uma forma de os usar de forma confortável. Todos os saltos da Strelitzia, nesta coleção, não ultrapassam os 5,5cm, temos palmilhas em pele, e o meu objetivo é que o pé nunca chegue ao ponto de pressão em que os sapatos se tornam desconfortáveis."

Strelitzia
Os modelos da marca são elegantes e versáteis. Strelitzia

Já com a segunda coleção desenhada e em fábrica, a linha de primavera-verão está à venda online, no site da marca, e também na loja U Dress Me, com preços compreendidos entre 89,90€ e 179,99€.

Na fotogaleria, veja todos os modelos da primeira coleção da Strelitzia.

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