Round & Around. É assim que se chama a nova coleção de primavera/verão de Luís Carvalho, apresentada este sábado, 12 de outubro, na ModaLisboa Singular. É uma coleção que, embora tenha ido beber inspiração à obra do fotógrafo holandês Bastiaan Woudt, acaba por se afigurar como uma evolução sofisticada da marca, que entra agora nos primeiros tempos daquela que será a sua segunda década de existência, mas sem nunca descurar o seu ADN.
Conhecido pelas suas silhuetas oversized e minimalistas, o criador explora nesta coleção uma linguagem visual que homenageia a simplicidade e as formas geométricas presentes nas fotografias do artista, nomeadamente o uso dos círculos. "A forma circular está muito presente na modelação, nos encaixes que tenho nas calças, nos bolsos, nos decotes", afiança o designer, em conversa com a MAGG.
A par disto, estes detalhes surgem também num polka dot inédito para a insígnia, que não deixou ninguém indiferente. E foi precisamente este o maior desafio do designer: incorporar uma estética tão vincada, sem se afastar do seu estilo característico. Contudo, a própria utilização da forma geométrica nos vários elementos acaba por ser, por si só, simbólica. É uma alusão ao facto de "voltarmos sempre ao sítio em começámos", afiança.
No que diz respeito às cores, Woudt até pode ser conhecido pelo trabalho essencialmente a preto e branco, mas isso não foi castrador para Luís Carvalho – e ainda bem, porque não há nada que grite mais verão do que uma paleta de cores animada. É por isso que a frescura desta coleção passa pela forma como o criador transformou os monocromáticos em algo seu, mais colorido e moderno.
"Quis brincar um bocadinho", admite, desde logo, quando questionado sobre a dualidade cromática da coleção. O designer decidiu introduzir combinações de cores menos convencionais como o azul e o rosa, num casamento que desafia o que normalmente se espera de combinações tão contrastantes. O amarelo, por sua vez, aparece como um ponto de destaque, que nos faz desejar logo os dias quentes, mesmo que os frios tenham acabado de se instalar.
Os tecidos são outro elemento central da coleção, com Luís Carvalho a manter-se fiel às suas preferências por materiais estruturados como o tafetá e o jacquard. "As volumetrias que eles dão, mesmo aos vestidos e às saias de balão, são essenciais para criar essa sensação de estrutura", diz. Ao mesmo tempo, as peças têm uma fluidez que contrasta com a aparência rígida, criando um equilíbrio entre forma e movimento que é a assinatura do designer.
Uma coisa é certa: a Round & Around não é apenas uma homenagem ao trabalho de Bastiaan Woudt, mas também uma celebração da própria marca de Luís Carvalho. Com uma década de existência em cima, o designer vê nas novas criações uma oportunidade de recomeço. E enquanto puder continuar a fazer aquilo que o faz feliz num País em que é essa uma missão tão árdua, deverá reinventar-se quantas vezes conseguir.