Até 7 de janeiro de 2024, assim que entrar no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, vai dar de caras com uma intervenção artística bem natalícia. Na origem desta exposição está uma parceria entre a unidade hoteleira e o Studio Astolfi — e vai ser particularmente adorada pelas crianças.

A imponente WANDERLUST fica no lobby do hotel — e é incapaz de passar despercebida, até para os mais apressados ou distraídos. O objetivo desta criação foi evocar as memórias de infância do Natal, com um conceito que se materializa em diferentes perspetivas.

O chá da tarde festivo do Ritz merecia ser servido ao Pai Natal e aos seus ajudantes. Perceba porquê
O chá da tarde festivo do Ritz merecia ser servido ao Pai Natal e aos seus ajudantes. Perceba porquê
Ver artigo

A peça principal é a roda-gigante, que dá luz e que contém oito cenários distintos, em cada um dos bancos oscilantes. À primeira vista, podem parecer simples momentos natalícios, mas, na verdade, todos eles têm um "twist", com "momentos de humor", criados com recurso a "peças de voyarismo".

"Estes elementos lúdicos introduzem algum nonsense para sair do ambiente estático", justifica Joana Astolfi, que lidera o Studio Astolfi, responsável por esta criação. Estão em causa cenários como uma família a jantar, à mesa, com ursos polares, ou uma menina a tomar banho na companhia de um jacaré.

"A decoração de Natal pode ser muito perigosa, porque pode ser muito decorativa", acredita Joana Astolfi, que, em conjunto com a sua equipa, procurou suscitar emoções com o mote "wonderland" e em "escala bastante larga". "Adorava que a roda girasse, mas há limitações", reconhece a artista e arquiteta.

Além da roda-gigante, há outros dois momentos principais. Um deles é um stand para crianças, com uma mesa, lápis de cor e cartões, para que possam escrever uma carta ao Pai Natal. "É um momento de intenções, para sonhar alto", declara a arquiteta responsável pelo projeto.

Existe ainda a LETTER BOX, que se inspira nas caixas de correio vermelhas, que, no caso, contêm a correspondência direcionada ao Pai Natal. Deste elemento "mais artesanal" saem inúmeras cartas, todas elas bordadas à mão, com diferentes tecidos. "A ideia é elas viajarem pelo espaço, voarem, e fazerem-nos voltar à infância", explica Joana Astolfi.

A WANDERLUST tem inúmeros detalhes curiosos e, quanto mais tempo passamos a admirá-la, mais vamos encontrando. Dos pinheiros à neve, sem esquecer os carrosséis, os animais e as casas em miniatura, foi tudo pensado ao pormenor — inclusive o cabo que concede a eletricidade e que foi integrado como uma corda para o Pai Natal descer.

Esta instalação demorou três meses a estar pronta e nasceu do trabalho de 15 pessoas. "A montagem é agridoce. Acontece sempre muita coisa. Eu começo a ficar mais obsessiva", revela a arquiteta. A montagem de WANDERLUST começou a uma sexta-feira e apenas terminou na terça-feira seguinte, sempre madrugada fora.

"É duro, é suor, mas, no final, traz-me um sorriso. É uma grande viagem", acrescenta a artista. "A arte é minha salvação. É uma coisa muito umbilical. É a minha criança que ainda está aqui. É uma brincadeira séria", considera Joana Astolfi.

Ritz Four Seasons Hotel Lisboa

Localização: Rua Rodrigo da Fonseca, 88, Lisboa, 1099-039
Reservas: 351 (21) 381-1423

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.