A Mundicenter e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) estão entre 29 de junho e 15 de julho — das 14h às 20h — no Amoreiras Shopping Center, Arena Shopping, Braga Parque, Oeiras Parque, Strada Outlet e Spacio Shopping para a 17ª Campanha de Recolha de Sangue.
Este ano, o objetivo é mais uma vez fidelizar dadores já existentes e angariar novos para repor as reservas de sangue, sendo que habitualmente registam uma maior escassez nas férias.
Dar sangue não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam. Apenas tem de:
- Ter mais de 18 anos
- Hábitos de vida saudáveis
- Peso igual ou superior a 50kg
O mito "quem tem tatuagens não pode dar sangue", não passa disso, um mito. As tatuagens não são impedimento. No entanto, só poderá dar sangue 4 meses depois da sua realização.
O percurso da doação começa com uma pequena inscrição, de seguida passa pela triagem clínica, colheita e termina com uma refeição leve oferecida, tudo num total de cerca de 25 minutos.
Serão colhidos cerca de 450ml (o equivalente a +/- 10% de sangue total do nosso corpo, que ronda os 5 litros), mas não se assuste, as proteínas e células sanguíneas são rapidamente repostas pelo nosso organismo.
Quanto aos números, no ano passado, de 3.225 dadores, registaram-se cerca de 1.084 litros de sangue e 68 dadores de medula óssea. Em 16 anos de campanhas da Mundicenter, 32.615 registaram-se como dadoras de sangue e foram ajudadas mais de 68.000 pessoas.