A Direção Geral da Saúde (DGS) anunciou esta sexta-feira, dia 13 de janeiro, que a vacinação de reforço contra a COVID-19 vai estar disponível para as idades entre os 18 e os 49 anos.

A DGS adianta que a vacinação “será operacionalizada nos próximos dias”, possibilitando “o acesso da população adulta entre os 18 e os 49 anos ao segundo reforço vacinal contra a covid-19, mediante decisão individual”, conforme atualização da norma da Campanha de Vacinação Sazonal, que “é efetuada num momento em que a maioria da população elegível no âmbito da Campanha de Vacinação Sazonal 2022-2023 está vacinada e após parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19”.

Este homem convive com estátua de silicone de tamanho real da mulher que morreu com COVID-19
Este homem convive com estátua de silicone de tamanho real da mulher que morreu com COVID-19
Ver artigo

Até ao momento, apenas as pessoas com mais de 50 anos e outros grupos prioritários como os residentes em lares, profissionais de saúde e utentes com patologias de risco tinham acesso à segunda dose de reforço da vacina.

A Campanha de Vacinação Sazonal iniciou-se em setembro de 2022 e já foram administradas mais de três milhões de doses de vacinas, tendo sido a maioria administradas aos grupos elegíveis prioritários, acima dos 50 anos.

O total de doses desde o início da vacinação contra a COVID-19 é superior a 26 milhões e, em Portugal, terão prevenido 1,2 milhões de infeções e evitado cerca de 12 mil mortes, segundo o jornal “Público”. Daí “a importância da vacinação sazonal contra a covid-19 como medida mais eficaz de prevenção da doença ao longo dos meses de Inverno”, reforça a DGS. Portugal tem, atualmente, uma média diária de 343 casos de infeção, segundo dados do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA).

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.