Numa viagem longa, à volta do mundo, Marta Cardoso deixou de ter resposta para as perguntas dos filhos sobre o lixo que encontravam tanto no mar como nas ruas.

No regresso a Portugal, quis usar essas imagens impactantes como motor para um novo negócio e uma nova vida, agora dedicada à sustentabilidade.

Podia ter enveredado por muitas áreas, mas focou-se na higiene feminina. Lançou a Clementine, a primeira marca portuguesa de pensos higiénicos e tampões eco-friendly, que é também a única com embalagens personalizadas e a primeira a funcionar numa lógica de subscrição e entregas em casa.

Os produtos Clementine são completamente livres de ingredientes tóxicos, corantes ou fibras sintéticas e são entre 95% (no caso dos pensos) a 100% (no caso dos tampões, mesmo os que têm aplicador) biodegradáveis. Sito são boas notícias tendo em conta que, ao longo da sua vida, cada mulher gasta em média 11 mil tampões ou pensos higiénicos ao longo da sua vida.

Caixas personalizadas

Como funciona apenas online, tudo é entregue em casa e de forma personalizada. Dentro de cada caixa podem vir pensos e tampões de diferentes tamanhos e preparados para diferentes fluxos, o que ode ser útil no caso de uma encomenda feita para mais do que uma pessoa.

Clementine

Esta "Period Box" conta com uma embalagem discreta, em que não se percebe o seu conteúdo — para quem ainda sente que tem que esconder alguma coisa — podendo ser entregue em casa, no local de trabalho ou em qualquer outra morada e em qualquer sítio do mundo. Pode ser adquirida no site tanto como compra única, como através de um sistema de subscrição, e permite ainda selecionar, e alterar também se necessário, a frequência com que é entregue.

Para já, existem cinco produtos diferentes, com nomes incríveis: ‘Everyday Cuttie’ (pensinhos diários), ‘Super-duper Queen’ (pensos higiénicos normais), ‘Night Diva’ (pensos higiénicos de noite) e ‘Free Beauty’ (tampões com e sem aplicador).

Para garantir garantir a respirabilidade e a presença de propriedades antibacterianas naturais, os pensos Clementine utilizam amido de milho e fibra de bambu. Para assegurar a absorção, recorrem à polpa de celulose no núcleo (mais absorvente do que os pensos de algodão) e o invólucro é numa película compostável de amido. Já os tampões, são feitos de algodão orgânico certificado, desde o seu núcleo principal, ao véu e ao cordão. Não contêm fibras sintéticas, aditivos químicos, fragrância, corantes, lixívia de cloro, OGM, pesticidas, toxinas, látex ou formaldeído. O aplicador é feito de cartão, e o invólucro (dos tampões com e sem aplicador) é feito em papel, o que faz destes tampões sem aplicador, os únicos tampões do mercado não embrulhados em plástico.

Se optar por uma Period Box, conte com 22 artigos, por 7,74€, entregues nas datas que escolher. Se a intenção for comprar em separado, o preço de cada produto é de 4,69€.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.