Se estava a pensar presentear algum dos seus amigos ou familiares com uma caneca este Natal, esqueça as tradicionais. Há uma nova marca no mercado que, além de ter artigos preocupados com o design, é eco-fashion — o que nos faz sentir mais responsáveis enquanto consumidores.
Kryzia Gonçalves, 34 anos, nasceu na Venezuela, mas tem família portuguesa e há cerca de cinco anos decidiu mudar-se definitivamente para Lisboa. Foi cá que, há pouco mais de um ano, fundou a Wak’a Essentials, marca eco-fashion que pretende colmatar uma falha que ela própria sentia no mercado: encontrar garrafas reutilizáveis que fossem (mesmo) boas.
"Sou viciada em garrafas há muito tempo e estava sempre a comprar garrafas novas. Trabalho muito na rua e não encontrava no mercado nenhuma que fosse de boa qualidade e que, ao mesmo tempo, fosse elegante. Comecei a pensar numa solução que reduzisse o consumo de plástico (objetivo de todos os produtos da Wak’a)", conta a fundadora da marca à MAGG.
Tudo começou com uma garrafa de água, mas, neste momento, há já alternativas para o chá, café e até mesmo canecas. "Todas são térmicas. Se pomos água fresca de manhã, por exemplo, à noite ela vai continuar fresca", garante Kryzia, referindo que esta é uma marca feita a pensar em pessoas ativas, que gostam de viajar e, principalmente, que se preocupam com o meio ambiente. Além das garrafas, também as canecas mantêm a temperatura do café ou chá, devido ao efeito térmico com duração de seis horas.
Os preços dos produtos da Wak’a variam entre os 18 e os 25€. A compra pode ser feita em pontos de venda físicos em Lisboa (Laboratório Zero), Cascais (Bio Market), Porto e Comporta (Loja das Tábuas) ou através do site.
Além do cuidado na produção, Kryzia explica que a marca contribui ainda para uma ONG ligada ao meio ambiente, através de donativos provenientes das vendas. A ideia é, brevemente, associar-se também a iniciativas de plantação de árvores, entre outras atividades.