Os automóveis ecológicos têm vindo a ganhar terreno e parecem ser o futuro da mobilidade. Desde a poupança na manutenção aos baixos consumos deixamos-lhe algumas sugestões bonitas e baratas, como o icónico Renault Zoe ou a nova aposta da Opel: o Corsa Eletric. Deve ter em conta que os preços apresentados estão sujeitos a alterações caso pretenda fazer alguma mudança ao veículo.

1. Fiat 500

Fiat 500 elétrico

O famoso Fiat 500 agora também elétrico é a mais recente aposta da italiana Fiat, que chega com três novas versões.  A versão base ou red, a Cabrio e a 3+1. Esta última versão difere apenas na porta traseira que abre ao contrário. A autonomia destas versões pode ir dos 190 aos 331 quilómetros.

No que diz respeito aos recursos de segurança, este elétrico possui cruise control, trava sozinho, (mas atenção só até aos 130km/h) e o aviso visual e acústico que é emitido no painel de instrumentos vai ajudá-lo a manter-se acordado. A Fiat apostou em força na segurança e implementou também um sensor que ajuda a manter o condutor na sua faixa de rodagem assim como um botão de SOS que disponibiliza as informações de localização e o estado do veículo, caso tenha um acidente grave em que os airbags disparem, para que desta forma seja imediatamente efetuada uma chamada de emergência.

Preto onyx, branco ice, rosa gold e o vermelho são as cores disponíveis para este modelo que pode adquirir a partir de 28.800€ mas que pode ir até aos 34.030€.

2. Fiat Tipo

Fiat Tipo Híbrido

Mas se a sua onda é um carro citadino com um toque desportivo, o Fiat Tipo é o híbrido ideal. A diferença entre o Fiat 500 e o Fiat Tipo está nos sistemas de segurança que o vão ajudar se o sono apertar graças ao sensor de fadiga e ao aviso de transposição de faixa. Para além disso, este híbrido possui ainda cruise control fácil de adaptar assim como assistência inteligente à velocidade e reconhecimento de sinais de trânsito, algo similar ao famoso Waze ou Maps.

Este modelo apresenta uma enorme diversidade de cores que vão desde o laranja paprika, preto cinema, branco gelato, vermelho passione, verde floresta ao azul Ocean que pode ser adquirido a partir de 30.325€.

3. Dacia Spring

Dacia Spring Elétrico

Da marca romena propomos-lhe o mais recente elétrico - Dacia Spring - um citadino que conta com três versões: Cargo, Essential e Extreme. Para além do preço, o que diferencia estas versões são tudo questões estéticas, de conforto e os modos de condução.

A Dacia mantém-se fiel ao seu registo e com este citadino vai pensar que está a conduzir um SUV. Mas vamos a coisas importantes. Este motor 100% elétrico possui uma autonomia de 230 quilómetros ou 305 quilómetros. Agora explicamos-lhe como é que com o mesmo motor consegue fazer esta proeza. Se fizer circuitos urbanos, suburbanos e autoestrada, é normal que a autonomia seja mais reduzida porque são percursos que exigem outras velocidades. A autonomia de 305 quilómetros é conseguida, como era de esperar, em circuitos urbanos que exigem uma menor velocidade e, portanto, consomem menos.

No que aos sistemas de ajuda diz respeito, a Dacia voltou a surpreender. Nesta nova versão elétrica pode contar com o sistema de travagem de emergência ativa, que irá ajudá-lo a impedir a colisão com o veículo da frente, o apoio ao estacionamento traseiro e a câmara de marcha-atrás, assim como o limitador de velocidade, que para os mais acelerados pode não ser visto com tão bons olhos, mas acredite que vai gostar de não ter multas a "bater-lhe" à porta de casa. Por último, mas não menos importante, esta versão conta com um sistema que o irá ajudar a arrancar em subidas.

O que deixou a desejar foi a quantidade das cores disponíveis. Pode não acreditar se lhe dissermos que existem apenas quatro cores sendo que a versão base (Cargo) só tem disponível o branco kaolin. A versão Essential para além dessa já conta com o cinzento lightning e o caqui lichen mas se gostou do azul slate lamento informá-lo que só tem esta cor disponível na versão extreme, a mais cara, que pode obter a partir de 19 026,83 euros. Já a versão Essential custa 17.685€ e pode adquirir a versão Cargo por 17.774€.

4. Citroën E-C3

Citroen E-C3

Também a Citroën tem marcado presença no mercado dos elétricos. O Citroën E-C3 é prova disso e aquela que nos parece a melhor opção elétrica da marca. Este modelo conta com duas versões, o e-C3 MAX e o e-C3 YOU, cuja diferença está no preço e nos detalhes estéticos e de conforto.

Quanto às cores, no e-C3 YOU pode escolher entre o branco polar e o azul monte carlo, já na versão MAX a paleta de cores é maior e diferente. Para este veículo existem três opções: o cinzento mercúrio, o preto pérola e o vermelho.

Com uma autonomia de 320 quilómetros, este modelo 100% elétrico da marca francesa é ideal para as suas voltinhas do dia a dia. No que ao preço diz respeito, a versão base deste C3 elétrico custa 23.300€ e a versão MAX tem um custo de 27.800€.

5. Peugeout e-208

Peugeot e-208

Também a francesa Peugeot não se deixou ficar para trás no mundo dos elétricos e apostou na versão elétrica do famoso 208 que se apresenta com uma autonomia de 362 quilómetros. Este modelo apresenta três versões a Active, a Allure e o GT (desportiva) e sete cores para complicar a sua escolha, que vão desde o amarelo, preto, cinzento e cinzento metalizado, ao vermelho, sem esquecer o azul.

Esta versão elétrica do icónico 208 conta com ajuda ao estacionamento traseiro, uma câmara de marcha atrás que restitui a visão traseira a 180º e retrovisores que possuem regulação elétrica para que assim não “dê cabo" dos pneus e jantes. Quanto ao preço, a versão Active começa nos 32.150€, enquanto a versão Allure pode ser adquirida por 33.350€. Como é de esperar a versão GT é a mais cara que pode ir dos 32.250€ aos 37.650€.

6. Twingo E-tech

Renault Zoe e Twingo E-Tech

Na Renault temos o icónico Renault Zoe, no entanto a marca francesa não quis ficar por aqui e a sua outra aposta no ramo dos citadinos e elétricos foi reforçada com o Twingo E-tech.

Este automóvel apresenta duas versões, onde mais uma vez, as diferenças são sobretudo estéticas. Começando pela cor na versão techno, a mais simples, tem disponíveis o amarelo mango, o azul céu, o preto estrela, o cinzento lunar, o vermelho flamme assim como o branco quartz.

Apesar de ser um citadino, os 185 quilómetros de autonomia deixam um pouco a desejar, temos opções. Poderá escolher um dos dois modos de condução: o Eco, que pode aumentar a sua autonomia até aos 225 quilómetros ou o Modo B que, através da travagem recuperativa, consegue obter alguma autonomia da bateria, ou seja, quando não está a acelerar a autonomia do seu carro aumenta.

Pode obter este veículo a partir de 23.353€.

7. Renault Zoe

Com mais de 10 anos de existência, já todos conhecemos o ícone que é o Renault Zoe. Falamos-lhe desta última versão, que conta com uma autonomia alargada em ciclos urbanos de 558 quilómetros. No entanto se estivermos a falar de percursos de autoestrada e fora da cidade a autonomia fica-se pelos 395 quilómetros.

Este veículo conta agora com duas versões que possuem diferentes motorizações: o Equilibre e o Evolution, apesar das cores serem as mesmas. Azul Céu, branco glaciar, branco quartz, cinzeto titanium, cinzento highland, violeta blueberry, vermelho flamme, preto estrela e o azul foudre.

Apesar de os motores destas duas versões serem diferentes, os sistemas de ajuda à condução são os mesmos. Começamos pelo sistema de assistência na transposição de via caso seja involuntária e o alerta de velocidade com reconhecimento de sinais de trânsito, tal como o Fiat Tipo, o alerta de ângulo morto que está integrado nos retrovisores e por último o assistente de estacionamento.

A versão Evolution está disponível a partir de 32.735€ e a versão Equilibre tem um custo de 30.865€.

8. Opel Corsa Eletric (FleXiOpel)

Opel Corsa Elétrico

O Opel Corsa como o conhecemos desde o seu primeiro modelo em 1982, vê-se agora numa versão elétrica. Esta que é a primeira aposta elétrica da marca alemã surpreendeu-nos. A primeira grande diferença, e talvez a mais significativa, entre as duas versões que a Opel apresenta está na motorização, mas também no design as diferenças são notórias, desde os bancos ao tejadilho.

Este citadino elétrico conta com uma incrível autonomia de 405 quilómetros e seis cores, o branco arktis, o kardio red, o cinza kontrast, o azul voltaik, o karbon black e por fim o kristall silver.

No que diz respeito aos sistemas de ajuda à condução da versão GS destacamos o pack de apoio ao estacionamento, os espelhos elétricos dobráveis e o alerta de ângulos mortos. Já a versão Eletric do FleXiOpel conta apenas com sensores de estacionamento traseiros. Pode adquirir o Corsa Eletric a partir de 33.870€, mas se falarmos da versão GS o valor já ronda os 36.000€.