"Diga olá aos preços mais baixos! Compre achados inacreditáveis, todos abaixo de 20 dólares. Compre produtos ultra-acessíveis de moda, casa, beleza e eletrónica". É isto que se lê quando se procura Haul no Google. Não sabe o que é? É uma nova plataforma que pertence à Amazon e que vem competir com gigantes chinesas, como a Shein e Temu.
Como a premissa denuncia de imediato, esta nova plataforma de e-commerce pertencente à empresa do norte-americano Jeff Bezos e limita o preço dos produtos aos 20 dólares (cerca de 19€). A Haul foi lançada na quarta-feira, 13 de novembro, com uma aplicação para telemóveis e, por enquanto, só está disponível nos Estados Unidos.
O modelo deste negócio é o mesmo daqueles com que visa competir: os produtos são importados da China, a partir do centro de distribuição da Amazon em Guangdong, com prazos de entrega que podem ir de 9 a 11 dias. Contudo, serão cobradas taxas reduzidas aos vendedores da plataforma secundária.
No entanto, de acordo com o que se pode ler no site oficial da Haul, é algo que vai compensar a espera, já que os produtos têm um valor tão reduzido. E a par de terem o tal valor fixo, que não ultrapassa 20 dólares, há algo que pretende tornar esta novidade ainda mais aliciante: o facto de os portes serem grátis a partir dos 25 dólares (cerca de 24€).
A nova plataforma surge numa altura em que as diretrizes da União Europeia contra as empresas de ultra fast fashion são cada vez mais apertadas. A Comissão Europeia quer impor taxas alfandegárias em produtos de retalhistas como esta, mitigando o aumento da chegada dos mesmos ao continente, visto que são considerados de qualidade inferior.