A internet está à beira da loucura com um vídeo que está a ficar viral no TikTok por causa de um telemóvel transparente - sim, leu bem. Está a circular um vídeo nas redes sociais de uma mulher na fila de um café com um telemóvel nas mãos e a passar os conteúdos para baixo, mas a surpresa vem quando olhamos bem para aquilo que ela segura: é, na verdade, uma peça transparente, feita de plástico, a imitar um telemóvel. 

Se comprar este telemóvel com ecrã que se dobra recebe grátis uns fones e um smartwatch. Veja aqui
Se comprar este telemóvel com ecrã que se dobra recebe grátis uns fones e um smartwatch. Veja aqui
Ver artigo

O vídeo já conta com mais de 52 milhões de visualizações e mais de três milhões de gostos, e os comentários são todos sobre o facto de ou o telemóvel não existir ou sobre alguns modelos parecidos que já se vendem no mercado, nomeadamente o Nokia Clear Phone. No entanto, a verdade é que este telemóvel que a mulher segura, de facto, não existe, porque é na realidade uma peça de plástico a imitar um telemóvel, cujo objetivo é fazer com que o vício nestes dispositivos diminua. 

Se parece confuso, nós explicamos. Aquilo que a mulher segura é um Methaphone, e é “exatamente aquilo que parece”, como explica a jovem no vídeo publicado no TikTok. Ou seja, é simplesmente uma peça de acrílico em forma de telemóvel, e foi fabricado depois de o criador da startup se perguntar: “se somos todos tão viciados no nosso telemóvel, será que seria possível conter esse vício se substituíssemos a sensação de ter um telemóvel no bolso com algo que parecesse exatamente a mesma coisa?”.

Assim, aquilo que o Methaphone quer criar é a ilusão de que o nosso telemóvel ainda está connosco, podendo senti-lo na nossa mão como se fosse realmente um dispositivo eletrónico, fazer o chamado “scroll” de conteúdos (ou seja, ir passando para baixo os conteúdos que vemos) sem que exista um conteúdo propriamente dito. Como explica o “Daily Mail”, o nome “Methaphone” vem das palavras inglesas “Phone” (traduzido para “telemóvel”) e “Methadone” (traduzido para “metadona”), que é um narcótico que ajuda a combater o vício da heroína.