Que atire a primeira pedra quem nunca desejou que fosse possível ler as mensagens de WhatsApp sem que o remetente receba os famosos dois checks azuis, que indicam que a mensagem já foi lida pelo destinatário. Seja porque não sabemos o que responder ou por pura preguiça de não querer falar com aquela pessoa, temos de admitir que tal já nos passou pela cabeça. Mas a não ser que não tenha qualquer problema em deixar alguém pendurado, ou aguenta a curiosidade ou tem mesmo de responder.

No entanto, há truques e formas, mais ou menos complexos, para que consiga ler as mensagens sem ser visto (#modoninja). A primeira é a mais conhecida, mas também a com mais consequências: pode desativar as notificações de leitura no WhatsApp, e os seus contactos deixam de saber quando leu as mensagens, bem como a última vez que esteve online na aplicação. Mas essas definições também se aplicam a si, por isso vai deixar de saber quando os seus contactos utilizaram a app, e quando as suas mensagens enviadas foram vistas.

Facebook lança sala de reuniões virtuais onde podem estar 50 pessoas (e vai haver novidades no WhatsApp)
Facebook lança sala de reuniões virtuais onde podem estar 50 pessoas (e vai haver novidades no WhatsApp)
Ver artigo

Mas os truques verdadeiramente bons são estes. Para que o seu remetente não saiba que leu a mensagem, assim que receber a notificação de alerta de mensagem na app, coloque o telefone em modo avião. Depois deste modo ativado, pode ler tranquilamente o que lhe enviaram sem que o seu contacto seja alertado. Mas tenha noção que mal volte a sair deste modo, o telefone recebe automaticamente dados e envia o recibo de leitura.

Outra dica é manter as notificações completas da aplicação ativadas, ou seja, não se limitar a um alerta de mensagem, mas sim à indicação do remetente e do conteúdo da mensagem. Assim, surge-lhe no ecrã a indicação de quem lhe enviou mensagem, bem como grande parte do texto. Em mensagens mais longas pode perder as últimas palavras, mas acaba por conseguir ler totalmente as mais curtas. Mais uma vez, cuidado para não tocar no ecrã, dado que isso abre automaticamente a app, e os recibos de leitura são enviados.

Por último, o site "La Verdad" sugere uma outra dica: pode descarregar a app Leitura Privada, que permite que leia as suas mensagens do WhatsApp offline e sem enviar os recibos azuis. A aplicação é gratuita e está disponível para os sistemas operativos Android.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.