A segunda semifinal do Festival da Canção, na RTP, cuja final está marcada para dia 9 de março, realiza-se este sábado, 2 de março, onde vão ser apurados mais seis temas. Em competição estão os temas "O farol" de Buba Espinho, "Primavera" de Cristina Clara, "You can’t hide" de FILIPA, "Pé de choro" de Huca, "Quarto para um" de João Couto, "Doce mistério" de Leo Middea, "Dia" de Maria João, "Aceitar" de No Maka com interpretação de Ana Maria, "Criatura" de Rita Onofre, e "Change" de Silk Nobre.

Festival da Canção. Veja aqui quais foram as 6 canções que passaram à final
Festival da Canção. Veja aqui quais foram as 6 canções que passaram à final
Ver artigo

Da primeira semifinal, ficaram apurados Rita Rocha com "Pontos Finais", Nena com "Teorias da Conspiração", Perpétua com "Bem Longe daqui", Iolanda com "Grito", João Borsh com "Pelas Costuras" e Noble com "Memory”. A canção que vencer a final vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2024, que acontece em maio, em Malmö, na Suécia.

A final do concurso, que assinala este ano 60 anos, vai ser conduzida por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, enquanto a green room ficará com Inês Lopes Gonçalves. Nas semifinais, ao contrário da habitual dupla de apresentadores, vão marcar presença várias caras que fazem parte da história do certame, como Herman José, Paulo de Carvalho e Simone de Oliveira.

Num ano importante e a poucos dias de se saber que canção vai representar o País na Eurovisão, a MAGG reuniu alguns famosos que participaram no Festival da Canção e que, provavelmente, não sabia.

Marco Paulo

Marco Paulo participou pela primeira vez no Festival da Canção em 1967 com o tema “Sou Tão Feliz”, de Carlos Nóbrega e Sousa e letra de António de Sousa Freitas. Nesta edição, venceu a canção “O Vento Mudou”, interpretada por Eduardo Nascimento.

Em 1982, voltou a participar com “É o Fim do Mundo”, com letra e música de Fernando Guerra e João Henrique. “Bem Bom”, interpretado pelas Doce, venceu neste ano.

Herman José

Herman José participou em 1983 no Festival da Canção, com “A Cor do Teu Batom”, com música de Tozé Brito e letra de António Pinho. Nesta edição, venceu “Esta Balada Que Te Dou”, de Armando Gama.

Marina Mota

A atriz Marina Mota participou no Festival da Canção em 1989 com “Partir de Mim”, com música e letra de Luís Filipe. “Conquistador”, interpretado pela banda Da Vinci, venceu neste ano.

Toy

Toy participou em 1990 com “Mais e Mais”, com letra e música de Ricardo e Toy. “Há Sempre Alguém”, interpretado por Nucha, venceu esta edição.

No ano seguinte voltou a concorrer com “E Até Quando?”, novamente com letra e música de Ricardo e Toy. Neste ano, foi “Lusitana Paixão”, interpretado por Dulce Pontes, a vencer.

Emanuel

Emanuel participou no Festival da Canção em 1991 com o tema “Com Muito Amor”, com música da sua autoria e letra de Quirino Monteiro. Neste ano, foi “Lusitana Paixão”, interpretado por Dulce Pontes, a vencer.

Tony Carreira

Tony Carreira também participou no Festival da Canção. Em 1988, levou o tema "Uma Noite A Teu Lado". Dora venceu com o tema "Voltarei", cujo compositor foi José Calvário.

Em 1992, o cantor interpretou “Romântico e Sonhador”, com música e letra de António Antunes. Nesta edição, venceu Dina com “Amor D’Água Fresca”.

Rita Guerra

Rita Guerra participou em 1992 com “Meu Amor Inventado Por Mim”, com música e letra de Pedro Osório. Nesta edição, venceu Dina com “Amor D’Água Fresca”.

Em 2003, a cantora interpretou as três canções em concurso, “Prazer no Pecado”, de Ménito Ramos, “Estes Dias Sem Fim”, de Rui Miguel Soares Correia, Laura Santos e Raquel Marcos, e “Deixa-me Sonhar (Só Mais Uma Vez)”, de Paulo Martins. A última foi a vencedora e, na Eurovisão, ficou em 22º lugar.

Lara Afonso

Lara Afonso participou no Festival da Canção em 2006 com “Alma Nova”, com música de Luís Oliveira e letra de António Avelar de Pinho. Neste ano, venceu “Coisas De Nada (Gonna Make You Dance)”, interpretada pela banda Nonstop.

Em 2014, participou com “O Teu Segredo”, com música de João Matos e letra de Miguel Ferrador. “Quero Ser Tua”, interpretada por Suzy venceu a edição.

Nonstop

A banda Nonstop, composta por Kátia Moreira, Rita Reis, Andrea Soares e Liliana Almeida, participaram e venceram o Festival da Canção em 2006 com o tema “Coisas De Nada (Gonna Make You Dance)”, com música e letra de José Manuel Afonso e Elvis Veiguinha. Na Eurovisão, o tema não passou à final, tendo ficado em 19º lugar na semifinal.

Cuca Roseta

Cuca Roseta interpretou “As Minhas Guitarras” em 2006, com música de Ramón Galarza e letra de Paulo Abreu Lima. Neste ano, venceu “Coisas De Nada (Gonna Make You Dance)”, interpretada pela banda Nonstop.

Edmundo Vieira

Edmundo Vieira, membro da banda D’ZRT, participou no Festival da Canção em 2007 juntamente com Filipa Cardoso, com o tema “Desta Vez”, com música de Nuno Carvalho, João Matos e Ricardo Ferreira e letra de Rui Rocha. Nesta edição, venceu Sabrina com “Dança Comigo (Vem Ser Feliz)”.

Agir

Agir participou em 2007 com os TribUrbana (juntamente com Milene Candeias), com o tema "Dá-me a Lua", com música e letra de Agir, António Avelar de Pinho e Luís Oliveira. Nesta edição, venceu Sabrina com “Dança Comigo (Vem Ser Feliz)”.

Vanessa Silva

Vanessa Silva, que participou no “Big Brother Famosos 2”, na TVI, concorreu no Festival da Canção em 2007 juntamente com Henrique Feist. A dupla cantou “Além do Sonho”, com música de Nuno Feist e letra de Nuno Marques da Silva. Nesta edição, venceu Sabrina com “Dança Comigo (Vem Ser Feliz)”.

No ano seguinte voltou a participar, desta vez com “Do Outro Lado da Vida”, com música de Nuno Feist e letra de Nuno Marques da Silva. “Senhora do Mar”, interpretado por Vânia Fernandes, venceu esta edição.

Em 2010, levou o tema “Alvorada”, mas foi Filipa Azevedo com “Há Dias Assim” que venceu neste ano.

Luciana Abreu

Em 2005, participou pela primeira vez juntamente com Rui Drummond, cujo grupo de designou 2B, com o tema "Amar", com música e letra de Alexandre Honrado, Ernesto Leite e José da Ponte. Na Eurovisão, ficaram em 17º lugar.

Luciana Abreu participou no Festival da Canção em 2009 com o tema “Juntos Vamos Conseguir (Yes We Can)”. “Todas As Ruas do Amor”, interpretado pelo grupo musical Flor-de-Lis, venceu esta edição.

Romana

Romana participou no Festival da Canção em 2009 com o tema “Acordem Olhos Doirados”. “Todas As Ruas do Amor”, interpretado pelo grupo musical Flor-de-Lis, venceu esta edição.

Jorge Guerreiro

Jorge Guerreiro, que participou no “Big Brother Famosos 1”, participou no Festival da Canção em 2010 com o tema “Ai Lisboa”. Foi Filipa Azevedo com “Há Dias Assim” que venceu neste ano.

Wanda Stuart

Wanda Stuart participou em 2011 com “Chegar À Tua Voz”, com música e letra de Paul Teixeira de Sousa. Neste ano, ganhou “Luta É Alegria” dos Homens da Luta.

Ivo Lucas

Ivo Lucas participou no Festival da Canção em 2014 com o tema “Eu Vou”, com música e letra de João Só. “Quero Ser Tua”, interpretada por Suzy venceu a edição.

Fernando Daniel

Fernando Daniel participou em 2017 com o tema “Poema a Dois”, cujo compositor é Nuno Feist. Nesta edição, Salvador Sobral venceu com “Amar Pelos Dois”, acabando por ganhar também a Eurovisão.

Calema

Os Calema participaram em 2019 com o tema “A Dois”, com música e letra de sua autoria e de Nelson Heleno. Nesta edição, venceu Conan Osíris com “Telemóveis”.

Soraia Tavares

Soraia Tavares participou em 2019 com o tema “O Meu Sonho”, com música e letra de Lura. Nesta edição, venceu Conan Osíris com “Telemóveis”.

Bárbara Tinoco

Bárbara Tinoco participou em 2020 com “Passe-Partout”, com música e letra de Tiago Nacarato. Elisa com “Medo de Sentir” venceu esta edição.

Em 2023 voltou a participar, desta vez com “Goodnight”, com música e letra da sua autoria e de Mateus Seabra. Neste ano, venceu Mimicat com “Ai Coração”.

Carolina Deslandes

Carolina Deslandes participou em 2021 com “Por Um Triz”, com música e letra da sua autoria. The Black Mamba com “Love Is On My Side” venceu esta edição.

FF

Com o tema “Como É Bom Esperar Alguém”, com música e letra da sua autoria, FF participou no Festival da Canção em 2022. “Saudade, Saudade”, interpretada por Maro, venceu neste ano.

Os Quatro e Meia

A banda Os Quatro e Meia participaram em 2022 com “Amanhã”, com música e letra de Tiago Nogueira. Quem venceu esta edição foi Maro com “Saudade, Saudade”.

April Ivy

April Ivy participou em 2023 com “Modo Voo”, com música de Manuel Morgado, Ricardo Moreira, Matheus Paraíso, Francisco Andrade e música e letra da sua autoria, João Maia Ferreira e Francisco Santos. Neste ano, venceu Mimicat com “Ai Coração”.

Ivandro

Ivandro participou em 2023 com “Povo”, com letra e música da sua autoria. Neste ano, venceu Mimicat com “Ai Coração”.