José Neves, que participou na primeira temporada de "Quem Quer Namorar com o Agricultor?", em 2019, está de volta à antena da SIC. O agricultor natural de Elvas, de 51 anos, vai ser o responsável por distribuir e avaliar as tarefas dos concorrentes do novo reality show da estação de Paço de Arcos, "Era Uma Vez na Quinta", cuja estreia está marcada para 7 de janeiro.

"Big Brother - Desafio Final" já tem rival. SIC anuncia data de estreia de "Era uma vez na Quinta"
"Big Brother - Desafio Final" já tem rival. SIC anuncia data de estreia de "Era uma vez na Quinta"
Ver artigo

O formato vai ser emitido aos domingos e também vai ter diários ao final da tarde, às 19 horas, havendo a possibilidade de "momentos gravados e momentos em direto", adianta Daniel Oliveira. Mostrar o dia a dia no campo, as tarefas de uma quinta, desde a agricultura à pecuária, são alguns dos aspectos que vão estar em destaque neste reality show. O vencedor vai levar para casa "um prémio mínimo de 25 mil euros", que poderá aumentar.

Em declarações aos jornalistas na apresentação das novidades da estação de Paço de Arcos para o início de 2024, Daniel Oliveira revelou que os 16 concorrentes têm idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos.

Em relação às identidades dos participantes, o diretor geral de Entretenimento do grupo Impresa deu a entender que poderão ser figuras com relevância nas plataformas digitais. "[Serem anónimos] é muito relativo nos dias de hoje. Hoje em dia, com as redes sociais, muitas delas não são propriamente anónimas, e se calhar não são propriamente famosas. Há um modelo que é híbrido. Se calhar, para quem vê só televisão generalista, aquelas pessoas são anónimas, para quem não vê só televisão generalista e está no digital, aquelas pessoas não são assim tão desconhecidas", salienta Daniel Oliveira.

Daniel Oliveira, diretor geral de Entretenimento do grupo Impresa
Daniel Oliveira, diretor geral de Entretenimento do grupo Impresa créditos: Rui Valido / SIC

Os concorrentes vão ter, além de horta, animais a seu cuidado, como cavalos, galinhas, perus, porcos e póneis. "Vão cuidar deles, o que só por si é uma tarefa que não é tão simples quanto parece. Se eles só têm o que a terra dá, precisam de leite, de saber ordenhar. Há crias a nascer e eles têm de cuidar desse lado", acrescenta ainda Daniel Oliveira.

Andreia Rodrigues volta a ser o rosto de um formato passado no mundo rural. Depois de cinco temporadas de "Quem Quer Namorar com o Agricultor?", a apresentadora de 39 anos desvendou detalhes sobre o formato. E faz questão de salientar que a única semelhança entre esse o formato e o que estreia dia 7 é o facto de ambos se passarem numa quinta. "E é um programa para toda a família. Essa é sempre uma preocupação da SIC e minha também, enquanto apresentadora, é que todas as pessoas que estão em casa se possam sentir envolvidas com o programa."

Andreia Rodrigues
Andreia Rodrigues créditos: Rui Valido / SIC

Sobre o regresso do ex-concorrente de "Quem Quer Namorar com o Agricultor?", a apresentadora explica como vai funcionar a dinâmica. "O [José] Neves, o verdadeiro agricultor, vai estar presente em alguns momentos. Ele não está em permanência na quinta, até porque a experiência é vivida pelos 16 concorrentes e ele não é concorrente. O Neves vai entregar tarefas semanais. A conquista de alguns bens depende da concretização ou não dessa tarefa com sucesso, no tempo que é previsto", explica Andreia Rodrigues.

"Todos têm o mesmo objetivo, que é tornarem-se o agricultor do ano. Isso significa que conseguiram ultrapassar todos os desafios e ganhar o prémio final. Claro que é um desafio. Estamos a falar de 16 pessoas que nunca estiveram juntas, que estão a viver uma realidade muito diferente daquela a que estão habituadas, em circunstâncias muito distintas", salienta ainda a apresentadora.

Fotos: Rui Valido / SIC