A cantora Kelly Clarkson e o rapper Snoop Dogg são os anfitriões do "American Song Contest", a versão norte-americana do Festival Eurovisão da Canção. O talent show, que estreia a 21 de março nos Estados Unidos e é transmitido pela NBC, é um concurso para eleger a melhor canção do país. Em competição estão 56 artistas que representam os 50 estados, o distrito federal de Washington DC e cinco territórios norte-americanos (Samora Americana, Porto Rico, Guam, Ilhas Virgens Americanas e Ilhas Marianas).

Os candidatos já foram anunciados nas redes sociais do programa e, entre dezenas de nomes desconhecidos para o público que não vive em solo norte-americano, há três caras (e vozes) que não passam despercebidas: Michael Bolton, Jewel e Sisqó.

Em representação do estado do Connecticut, Michael Bolton vai entrar no concurso depois de uma carreira de quase cinco décadas, dois prémios Grammy e mais de 65 milhões de discos vendidos. O cantor de 69 anos é o intérprete de êxitos como "How I Am Supposed to Live without You", "Said I Loved You... But I Lied" ou "When a Man Loves a Woman".

Igualmente reconhecida, sobretudo para quem cresceu na década de 90, é Jewel. A cantora de 47 anos anos, autora de êxitos como "Foolish Games" e "Hands", já vendeu 30 milhões de discos e vai representar o seu estado natal, o Alaska.

Sisqò, que ficou mundialmente conhecido em 2000, por ser o intérprete do êxito "The Thong Song" e vocalista dos Dru Hill, também concorre ao "American Song Contest". O artista de 43 anos vai representar o estado do Maryland.

Os fãs portugueses vão poder assistir, embora em diferido, ao "American Song Contest". A RTP assegurou os direitos de transmissão do concurso e transmite a primeira eliminatória no dia 24 de março, às 23h. O talent show terá cinco eliminatórias, duas semifinais e uma final, à qual chegarão apenas 10 artistas.

Conheça aqui todos os concorrentes.