Catarina Valente e Vasco Torres Vaz, ou melhor, Bárbara Branco e Francisco Froes, são os protagonistas de "Flor Sem Tempo". Os atores formam par romântico na nova novela da SIC, que estreará ainda no primeiro trimestre de 2023 e substituirá "Por Ti".
Bárbara, de 23 anos, trocou a TVI pela SIC em 2022. Francisco, 35, trocou os Estados Unidos por Portugal e está de regresso às novelas após um hiato de 15 anos. Juntos, são a grande aposta da estação de Paço de Arcos, num formato que deverá enfrentar a próxima produção de Queluz de Baixo, "Queridos Papás".
"Conhecemo-nos no primeiro ensaio. Nunca nos tínhamos cruzado mas acho que é muito bom - e nós também trabalhámos isso no nosso primeiro ensaio. Acho que foi muito bom nós não termos ideias pré-concebidas um em relação ao outro, seja no método de trabalho, seja enquanto atores. Acho que isso nos permitiu ter uma tela em branco onde pudemos construir o que vai ser a história da Catarina e do Vasco", explica Bárbara Branco. "Podia ter acontecido [não nos darmos bem], mas acho que nos demos bem. A Bárbara é uma atriz super profissional, generosa, talentosa, e é um prazer gravar com ela", acrescenta Francisco Froes.
A atriz, cujo núcleo familiar na trama será composto por Maria João Bastos, Albano Jerónimo, Mariana Cardoso e João Maneira, diz que "esta é uma história que queria contar". Escrita por Inês Gomes, "Flor sem Tempo" conta a história de uma jovem que, depois de sair da cadeia por um crime que não cometeu, parte em busca da mãe.
"A história base desta personagem implica ir à procura da mãe. Isso implica sofrimento. Também é uma família que não tem as condições financeiras mais estáveis do mundo, e isso implica mais sofrimento ainda e mais trabalho por parte desta personagem, que acaba por tomar as rédeas da família. É uma miúda com muita alegria de viver e com muita vontade de ir à luta e de dar o peito às balas. Não é pesado para ela ter a família às costas e fazer tudo para que eles sejam felizes. Isso também me motiva enquanto atriz", explica Bárbara Branco.
Depois de mais de uma década a viver nos Estados Unidos, Francisco Froes está de regresso a Portugal, juntamente com a mulher, Rita Castelo Branco e os filhos, Francisco, de 3 anos e Sebastião, de 7 meses. A última novela em que participou foi "Rebelde Way", em 2008, tendo sobretudo apostado em séries televisivas (está no ar neste momento na RTP1, na série "Abandonados").
"Está a ser incrível. Este elenco é super generoso, super talentoso. O ritmo de novelas é muito acelerado. É difícil entregar o mesmo nível de qualidade que em cinema ou em televisão, em que temos um bocadinho mais de tempo. Nós apoiamo-nos uns aos outros para fazer um bom trabalho. Há muita adrenalina e há uma parte divertida, de filmarmos novela, o ritmo não pára. Saio todos os dias da cama de sorriso na cara", explica o ator.
A ideia de voltar a fazer novelas já estava a marinar há alguns anos, como conta o protagonista de "Flor Sem Tempo". "A minha agente começou a falar com o Daniel [Oliveira, diretor geral de Entretenimento do grupo Impresa] sobre a possibilidade de fazer uma novela cá. Foram falando durante alguns anos. Vim para Portugal, apareceu o projeto certo e a coisa deu-se", relembra o ator, que se estreou em 2005 na série juvenil da TVI "Morangos com Açúcar".
Com dupla nacionalidade e com o "objetivo de ter uma carreira internacional", Francisco Froes mantém em aberto a possibilidade de regressar para os Estados Unidos. "Estou cá, trouxe os meus filhos de volta para a família, o que era importante. Gosto de viver a pensar que as coisas podem tomar o seu rumo", explica o ator. "Posso estar cá, posso continuar a gravar self tapes para lá. Vive-se um mundo muito mais internacional desde a COVID-19, a verdade é essa", conclui.