"Dahmer", a nova série de Ryan Murphy sobre a história e crimes de Jeffrey Dahmer, um dos mais infames assassinos dos Estados Unidos, reavivou a tendência pelo género crime real. A série da Netflix, que já é um sucesso da plataforma, é um produto ficcional, mas o que não falta no streaming são documentários que abordam os mais importantes casos criminais dos últimos anos.
Seja na Netflix ou na HBO Max, duas das principais plataformas de streaming disponíveis no mercado português, espreite as nossas dez sugestões de documentários criminais.
"Making a Murderer"
A série de duas partes conta a história de Steven Avery, que cumpriu uma pena de 18 anos de prisão por um crime que não cometeu. Acusado de agressão sexual e tentativa de homicídio, acabou por ser absolvido em 2003. Porém, a segunda parte retrata a nova condenação de Avery em 2007 após ter sido novamente acusado, desta vez, por ter assassinado Teresa Halbach.
Realizada por Laura Ricciardi e Moira Demos, as duas temporadas da série "Making a Murderer" estão disponíveis na plataforma Netflix, com dez episódios cada.
"Conversas com um Assassino: As Gravações de Ted Bundy"
Ted Bundy foi um dos piores serial killers da história dos EUA. Foram ao todo 27 mulheres assassinadas por Bundy. O seu modus operandi era invadir a casa das vítimas durante a noite, atacando-as violentamente enquanto dormiam. Ao longo de anos, o assassino em série começou a atacar as mulheres depois de as abordar na rua.
Criada por Joe Berlinger, "Conversas com um Assassino: As Gravações de Ted Bundy" apresenta cassetes inéditas do assassino em série. Com apenas uma temporada com quatro episódios, a minissérie da Netflix já abordou outros serial killers.
"Conversas com um Assassino: As Gravações de John Wayne Gacy"
Numa nova temporada da mesma série documental, é retratado do caso do assassino em série John Wayne Gacy. Este mascarava-se de palhaço para torturar e matar adolescentes entre os anos de 1972 e 1978. Tal como a primeira temporada, esta vai contar com o testemunho em cassetes do próprio assassino.
Mais uma vez criada por Joe Berlinger, "Conversas com um Assassino: As Gravações de John Wayne Gacy" também está disponível na plataforma de streaming Netflix, com três episódios.
"I Love You, Now Die"
"I Love You, Now Die" é uma minissérie documental que retrata o casal de adolescentes Michelle Carter e Conrad Roy. Ao longo de dois anos, ambos vão trocando milhares de mensagens. Porém, em 2014, Conrad é encontrado morto no seu próprio carro, sendo definida intoxicação por monóxido de carbono como a causa da morte do jovem.
Michelle Carter acaba presa depois de serem descobertas mensagens enviadas pela própria a Conrad Roy a incentivar para que o adolescente se suicidasse. A série de dois episódios, criada por Erin Lee Carr, está disponível no serviço de streaming HBO Max.
"Don't F**k With Cats: Hunting an Internet Killer"
Mais um produto da plataforma Netflix. "Don't F**k With Cats: Hunting an Internet Killer" retrata o caso do psicopata que mata animais. "Quando um homem misterioso publica na internet um vídeo em que mata dois gatinhos, internautas de todo o mundo entram imediatamente em ação para descobrir o criminoso. Encorajado pela atenção que recebe, o assassino continua a publicar vídeos cada vez mais perturbadores, chegando mesmo a cometer um assassinato", revela a sinopse oficial.
Dirigido por Mark Lewis, o documentário tem três episódios cheios de reviravoltas e de testemunhos que tentaram apanhar este assassino.
"Who Killed Garret Phillips?"
Em outubro de 2011, o jovem de 12 anos Garrett Phillips foi assassinado na sua própria casa em Postdam, Nova Iorque. Nick Hillary, treinador de futebol na Universidade Clarkson e ex-companheiro da mãe de Garret, foi detido por ser o principal suspeito deste homicídio.
"Who Killed Garret Phillips?" é mais um documentário da HBO Max, contando também com dois episódios, produzido por Liz Garbus.
"Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime"
"Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime" explora o passado de Elize Matsunaga, que assassinou o marido e empresário Marcos Kitano, em 2012. Dirigida por Eliza Capai, a série de quatro episódios da Netflix vai abordar a infância e o casamento conturbado com o diretor criativo da empresa Yoki.
A série traz também detalhes sobre as tentativas de Elize de tentar esconder o crime cometido, o julgamento e a pena de prisão que foi aplicada em 2016. Para além disso, o documentário acompanha as constantes saídas de Elize da cadeia.
"The Staircase"
Outro documentário da Netflix. "The Staircase" foi produzida em 2004 e retrata o misterioso homicídio de Kathleen Peterson na escadaria da mansão da família. O marido, Michael Peterson, é considerado o principal suspeito do crime, visto que ambos estavam em casa sozinhos.
São várias as teorias que passam ao longo desta minissérie de 13 episódios. O julgamento, os testemunhos de outros familiares e a pena de prisão que Michael chegou a cumprir são alguns momentos que são tratados em "The Staircase".
"Evil Genius: The True Story of America's Most Diabolical Bank Heist "
O documentário retrata o crime organizado por Marjorie Diehl-Armstrong. A mulher decidiu colocar uma bomba ao pescoço de Brian Wells, obrigando-o a cometer um assalto. A ideia de "Evil Genius: The True Story of America's Most Diabolical Bank Heist", disponível na plataforma Netflix, partiu de Trey Borzillieri.
A minissérie de quatro episódios vai abordar o dia em que se deu o homicídio de Wells, abordando tanto a preparação do plano como o julgamento e a condenação dos culpados. Além disso, são dados diversos detalhes sobre o passado dos criminosos para se perceber as suas motivações.
"The Trials of the Gabriel Fernandez"
A última sugestão trata-se de uma série que conta o caso do assassinato e abuso de um menino de 8 anos, Gabriel Fernandez. Esses crimes foram cometidos pela mãe e pelo padrasto da criança, levando a que fossem condenados pela morte do menino em 2013.
A série é também do serviço Netflix e é dividida em seis partes. Ao longo dos episódios, testemunhos de familiares, professores do menino e advogados do caso vão ser revelados em "The Trials of the Gabriel Fernandez".