Chama-se "João Sem Deus", é baseada em factos reais e será a primeira grande coprodução internacional da estação de Queluz de Baixo. A série, que ainda não começou a ser gravada, resulta de uma parceria entre a a TVI e o Canal Brasil, em conjunto com as produtoras Ventre Studio e a Coral Europa.
O elenco também terá atores dos dois países, será encabeçado pelas atrizes portuguesas Ana Sofia Martins e Dalila Carmo e terá os brasileiros Marco Nanini (no papel de João de Deus), Bianca Comparato, Karine Teles e Antonio Saboia.
A série "João sem Deus", que será exibida na antena da TVI, marca o regresso de Dalila Carmo e Ana Sofia Martins à estação de Queluz de Baixo. Dalila Carmo teve uma ligação contratual de 21 anos com o canal, que terminou em 2021. Depois de ter gravado o último projeto na TVI, a série "Pecado", integrou o elenco da novela da SIC "Por Ti", atualmente em exibição, além de ter participado na segunda temporada de "Pôr do Sol", na RTP.
Ana Sofia Martins, por seu turno, decidiu apostar na carreira internacional, tendo terminado a sua ligação contratual com a estação, da qual era exclusiva, em 2020. A atriz terminou recentemente as gravações da série "Codex 632", para a RTP. Integrou o elenco de "Glória" (Netflix) e da série italiana "Devils" (disponível na HBO Max). Na TVI, foi protagonista de novelas como "A Única Mulher" e "Ouro Verde".
"A TVI está muito feliz por ser parceira nesta coprodução que ficciona uma história de impacto mundial e que terá duas atrizes portuguesas no elenco. Estamos ansiosos e expectantes com o início das gravações e com a certeza de que será um grande projeto", diz Cristina Ferreira, diretora de Ficção e Entretenimento da TVI, em comunicado enviado pela estação.
"João Sem Deus" conta a história de João Teixeira de Faria, que ficou conhecido no Brasil como João de Deus. O suposto curandeiro foi acusado de abusos sexuais por centenas de mulheres, tendo sido julgado e condenado a 19 anos de prisão por crimes sexuais e também falsidade ideológica, corrupção de testemunha e coação e posse ilegal de armas de fogo e munição. Está em prisão domiciliária desde 2020.
A coprodução TVI - Canal Brasil acompanha a história de duas irmãs que chegam a Abadiânia 17 anos antes da prisão de João de Deus. Uma delas fica traumatizada com as violações, enquanto a outra se transforma numa fiel funcionária de João de Deus. O reencontro das irmãs faz avançar a história, que culmina numa reviravolta.
“As três protagonistas na nossa série representam as mulheres reais que começaram o escândalo: Carmem representa a fé nos poderes de cura de João de Deus, Cecília representa as vítimas de abuso e Ariane, filha de Carmem, faz o papel de uma menina que só percebe que foi abusada após a fala de outras mulheres”, revela a realizadora Marina Person, que vai liderar uma equipa de produção maioritariamente feminina.