São dez telefilmes, todos realizados por mulheres e deverão ser emitidos na RTP1 ainda em 2021. Serão adaptações de obras literárias e a rodagem acontecerá entre abril e agosto.

"Dez telefilmes que chegam ao horário nobre da RTP1 no último trimestre de 2021. Rodados entre abril e agosto deste ano em diversos locais da região Centro, com o apoio das respetivas Câmaras Municipais e candidato ao Fundo do Turismo e do Cinema", anunciou a estação pública de rádio e TV.

Daniela Ruah, que regressa a Portugal em maio, irá adaptar ao pequeno ecrã "Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito", de Ondjaki (com guião adaptado por José Pinto Carneiro). O telefilme será rodado em Torres Vedras. A atriz, que vive atualmente nos Estados Unidos, estreou-se como realizadora no final de 2020, ao comandar um dos episódios da série que protagoniza há mais de uma década, "Investigação Criminal: Los Angeles".

Daniela Ruah estreia-se como realizadora em "Investigação Criminal: Los Angeles"
Daniela Ruah estreia-se como realizadora em "Investigação Criminal: Los Angeles"
Ver artigo

De Ovar a Torres Vedras, da Covilhã a Tomar, dez filmes serão realizados por: Anabela Moreira, Ana Cunha, Cristina Carvalhal, Daniela Ruah, Diana Antunes, Fabiana Tavares, Laura Seixas, Maria João Luís, Rita Barbosa, Sofia Teixeira Gomes.

Dez telefilmes
créditos: RTP

"‘Contado por Mulheres’ é um projeto altamente diferenciado na televisão portuguesa: inovador no conceito – todos os telefilmes serão realizados por mulheres e, em vários casos, serão primeiras obras audiovisuais; arrojado na produção – todos os telefilmes serão rodados em localizações diferentes da região centro do país, muitos deles em zonas do interior; e ambicioso num objetivo cultural relevante – passar a um formato televisivo e cinematográfico, dez textos de autores portugueses do século XX, criando um património audiovisual para o futuro", explica José Fragoso, diretor de programas da RTP, em comunicado.