Depois de ter chegado ao catálogo da Filmin, a plataforma de streamig dedicada ao cinema independente e de autor, o filme que surpreendeu toda a gente na mais recente edição dos Óscares vai agora passar na televisão portuguesa. Falamos de"Parasitas", de Bong Joon-ho que, na mesma noite, subiu a palco mais cobiçado da indústria de Hollywood para receber os prémios de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original e Melhor Filme.

Marque na agenda: sexta-feira, 3 de abril, às 21h30. É nesta data e hora que "Parasitas" vai passar no TVCine Top, numa altura em que já se conhece o impacto que a história teve na política da habitação na Coreia do Sul.

É que embora se trate de uma produção ficcional, repleta de momentos alucinantes e plot twists inesperados, o background económico e social daquelas personagens é também o de milhares de cidadãos de Seul.

A série que ninguém está a ver (mas devia). "Ozark" regressa em força para matar saudades de "Breaking Bad"
A série que ninguém está a ver (mas devia). "Ozark" regressa em força para matar saudades de "Breaking Bad"
Ver artigo

De acordo com a revista "Time", que cita dados da Statistics Korea, em 2015, cerca de 1,9% dos sul coreanos viviam em casas semi-subterrâneas. Esta é uma escolha mais em conta para quem vive no centro urbano de Seul, uma das cidades mais caras da Ásia — uma destas casas custa entre 210 a 500 dólares por mês, sem esquecer uma caução que tende a ser elevada.

As semi-caves com pouca luz, muita humidade, inundações, barulho e sujidade vindos da rua, são a casa de 1,9% dos habitantes de Seul, uma das cidades mais cara da Ásia.

Por isso mesmo, e dado o impacto do filme, o governo sul-coreano já deu a conhecer uma parceira nacional entre o governo e a Fundação da Energia da Coreia para financiar as famílias carenciadas e melhorar os sistemas de aquecimento, substituir pisos e ainda proceder à instalação de ar condicionado, desumidificadores, ventiladores, janelas e alarmes de incêndio.

Além de passar na televisão e de integrar o catálogo da Filmin, "Parasitas" também já está nos videoclubes das operadoras.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.