O Padre Tiago é irreverente e idealista. Chega a Castelo Novo, no Fundão, e enfrenta vários obstáculos com os populares da região. A MAGG esteve à conversa com Diogo Valsassina, protagonista de "Salto de Fé", no evento da antestreia da série, esta terça-feira, 23, onde o ator contou mais sobre o projeto de ficção, desde a preparação para a sua personagem aos desafios que sentiu.

O ator português começou por explicar como surgiu o convite. "Na altura, ele [Jorge Queiroga, realizador da série] começou a chamar-me senhor padre, senhor padre e eu não percebia o porquê e depois, um dia quando estava na Madeira, é que me ligou a perguntar se eu estava disponível para fazer este projeto, ao qual eu disse automaticamente que sim", recorda o protagonista. "Já tinha trabalhado com o Jorge, é um senhor da nossa televisão", acrescentou.

Ana Guiomar e Diogo Valsassina noivos ao fim de 14 anos de namoro
Ana Guiomar e Diogo Valsassina noivos ao fim de 14 anos de namoro
Ver artigo

O ator diz que não lhe foi difícil 'vestir' o papel de padre, uma vez que contactou com essa realidade durante anos. "Foi fácil, porque eu andei num colégio de padres", começou por dizer. "A única coisa que fizemos, e que felizmente tivemos acesso a isso, foi ir a uma igreja ter com um padre e saber questões práticas de onde pousar a Bíblia, de que lado é que se põe no púlpito, quando é que se vai ao púlpito, portanto, essas questões mais técnicas, do que propriamente do que é ser padre, porque eu convivi com muitos durante muito tempo."

Já se sabe que interpretar o papel de padre não é um obstáculo para Diogo Valsassina, que acabou por referir que as dificuldades que sentiu durante o projeto dizem respeito ao facto de ter estado longe de casa durante dois meses, bem como às condições climatéricas instáveis que o elenco enfrentou.

"Os desafios tiveram mais que ver com o facto de estarmos longe de casa. As condições climatéricas por vezes não eram as melhores, o que dificulta. Não é que não possamos gravar com chuva ou com frio, mas é muito difícil quando está sol e depois está escuro, isso para quem trata da fotografia é complicado. Foi um desafio, porque tivemos de esperar e de nos adaptar."

"Estou muito feliz, espero que as pessoas gostem. Eu acho que é bom descentralizar, não ser tudo em Lisboa ou não ser tudo no Porto", acrescentou. "Salto de Fé" é a nova série de comédia da RTP1 com produção da SP Televisão, e que será exibida de segunda-feira a sexta-feira, a partir do dia 5 de agosto e que também estará disponível na RTP Play.

Diogo Valsassina regressou à TVI, canal onde se estreou como ator em "Jardins Proibidos" e onde também interpretou a personagem Tojó, na série juvenil "Morangos com Açúcar". No passado sábado, terminou as gravações da série "Vizinhos Para Sempre" e será concorrente da segunda temporada do programa "Congela" da mesma estação televisiva. Até ao momento, ainda não há data de estreia anunciada de ambos os projetos. O ator refere ainda que no próximo mês irá aproveitar para descansar, uma vez que terá as merecidas férias. "Vou aproveitar o mês de agosto", concluiu.