Foi a 24 de janeiro de 2000 que o concurso de cultura geral "Quem Quer Ser Milionário" se estreou na antena da RTP1, na época conduzido por Carlos Cruz. O formato popularizou-se, também devido ao grande prémio monetário numa era pré moeda única, com muitos portugueses a adotarem a expressão "essa é a pergunta dos 50 mil contos" para se referirem a algo muito difícil de acertar.
Agora, 20 anos depois da sua estreia, o canal público volta a apostar num dos seus programas mais populares, com um trunfo de peso, a apresentadora Filomena Cautela. E é já este sábado, 20 de junho, que "Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão" se estreia na grelha da RTP1. O programa vai ocupar o horário nobre de sábado, e será emitido logo a seguir ao "Telejornal", pelas 21h15.
Com um prémio final de 50 mil euros, o objetivo do concurso é acertar nas 15 perguntas de cultura geral, sempre com escolha múltipla. Nesta versão do jogo, seis concorrentes disputam entre si a oportunidade de jogar na fase do "Dedo Rápido", para conseguir chegar à cadeira principal e ter a oportunidade de jogar o "Alta Pressão". Para além disso, o vencedor desta primeira etapa ganha um cheque de 500 euros, que também pode usar para comprar uma de duas ajudas disponibilizadas ao longo do programa.
Filomena Cautela é a grande aposta do canal para o regresso do "Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão", depois de anunciar a sua saída do talk-show "5 para a Meia-Noite". A dois programas da despedida da apresentadora e do final da temporada, ainda não se sabe quem será o sucessor de Filomena Cautela. No entanto, e com mais uma temporada do programa de entrevistas confirmada pela RTP, existem rumores de que Bruno Nogueira pode ser o escolhido para ocupar a cadeira do talk-show.