Depois de terminadas as provas cegas, chegaram as batalhas do “The Voice Portugal”, na RTP1, tendo as primeiras sido transmitidas este domingo, 17 de novembro. Para os tira-teimas, cada mentor só pode levar sete candidatos, que se vão encontrar com os concorrentes que receberam o superpasse. Em cada batalha, os mentores podem escolher se levam alguém, mais do que uma pessoa ou até mesmo nenhum.
Já no fim da noite, João Pedro, André, Joshua e Bruno Pereira, da equipa de Sónia Tavares, subiram a palco para cantar “If the World Was Ending”, de JP Saxe, e Fernando Daniel não poupou nas críticas. “Eu não trabalho com a vossa mentora há muito tempo, mas [trabalho] há tempo suficiente para achar que a vontade ou aquilo que vocês fizeram faz com que ela não vos queira levar a nenhum de vocês em frente”, começou por dizer, deixando a apresentadora, Catarina Furtado, boquiaberta.
“Nota-se que está chateada. Eu já fui um pupilo da Sónia [no programa “Factor X”] em outros tempos, é exigente obviamente e, nesta fase, e disse o mesmo há pouco ao Nininho, espera-se mais do que um satisfaz. Acho que estiveram muito perdidos durante toda a canção”, continuou.
Fernando Daniel falou depois para cada um dos participantes. “Falando ali diretamente para o João Pedro: já lhe tinha dado a minha sugestão sobre ele tentar deslocar-se ao máximo do James Arthur e ainda não o conseguiu fazer. O Joshua perdeu-se na canção e há que assumir uma responsabilidade perante os outros colegas, porque parecendo que não, nós estamos a batalhar e temos que pensar obviamente em nós, mas também nos nossos colegas, porque, se falhamos, estamos a pôr em causa a concentração de quem está a cantar connosco", afirmou.
"O André começou melhor, mas sinto que, com o passar da canção, foi ficando mais confuso e perdeu-se na canção, se bem que acho que começaste muito bem. O Bruno ainda assim, de todos, foi o que eu acho que sobressaiu, mas com uma canção tão bonita como esta, acho que podiam ter feito muito mais e acho que fizeram muito pouco para aquilo que o programa pede, exige e para aquilo que é a vossa mentora, exigente. Mas entendo, e agora enquanto espectador lá em casa no sofá, se estivesse a ver este programa e se a Sónia não levasse ninguém, iria entender perfeitamente”, disse, acrescentando que levaria apenas Bruno Pereira para a próxima fase da competição.
Veja o vídeo.
Sara Correia concordou com o colega. “Eu acho que o Fernando disse tudo e acho que todos aqui pensamos exatamente o mesmo. Acho que estamos nas batalhas, que deviam ter chegado aqui com mais segurança. Houve pouco foco, na minha opinião, foi um bocado confuso”, disse. Tanto Sara Correia como Nininho Vaz Maia levariam Bruno para os tira-teimas.
Sónia Tavares também não escondeu a desilusão com o quarteto, garantindo que os ensaios foram “muito melhores”. “Estava super excitada agora para vos ver entrar e para vos ouvir cantar, e vocês desiludiram-me um bocadinho. (...) Não me entregaram aquilo que eu estava à espera que entregassem e eu queria mais nesta altura, efetivamente”, confessou. Contudo, a cantora optou por seguir com Bruno e João Pedro, deixando os restantes mentores surpreendidos.
Fernando Daniel já conta com cinco dos sete candidatos possíveis, assim como Sara Correia, enquanto Nininho Vaz Maia já escolheu quatro concorrentes. Sónia Tavares tem três.