Lisboa tem mais uma Meca da saúde feminina. Chama-se Clínica Mulher e assume-se como um espaço premium em que a medicina, bem-estar e design se encontram num "conceito pioneiro" totalmente dedicado a esta área, segundo conta Céu Barros, fundadora do espaço, à MAGG. Localizada no espaço 7RIOS | Twin Towers, com 25 salas, mais de 15 especialidades e uma equipa multidisciplinar, o estabelecimento promete transformar os cuidados médicos numa experiência integrada e super luxuosa.

Dizemos isto porque alia ciência de ponta a um ambiente pensado ao detalhe, que vai da arquitetura à arte, passando pela experiência de atendimento. “Queríamos criar um modelo que combinasse prevenção, personalização e tecnologia, mas sem nunca perder de vista o lado humano que está no centro de tudo”, continua a responsável, que frisa que a ideia surgiu de um percurso pessoal de reinvenção.

"Depois de mais de uma década em cargos de gestão académica e empresarial, decidi dar um novo rumo à minha carreira e abraçar a enfermagem. Esse contacto direto com as mulheres fez-me perceber que havia espaço para um modelo diferente: um lugar onde ciência, tecnologia e cuidado humano se unem para acompanhar cada fase da vida com rigor, empatia e proximidade", conta.

céu barros
céu barros Céu Barros, fundadora da Clínica Mulher créditos: Divulgação

Ao lado da enfermeira Joana Teixeira, hoje diretora de enfermagem e sócia do projeto, percebeu que era o momento certo para lançar um espaço que respondesse a uma nova realidade, composta por mulheres mais informadas, conscientes e ativas nas decisões sobre a sua saúde. É essa visão que lhe dá forma, sendo organizada em quatro fases fundamentais da vida feminina: juventude, maternidade, vida ativa e menopausa.

A pensar nisto, oferece programas integrados e personalizados para cada etapa. Do Programa Mulher360, que acompanha jovens na descoberta do corpo e na criação de hábitos saudáveis, ao Programa Gravidez+ e ao Pós-Parto, passando pelos rastreios completos da vida ativa ou pelos planos de longevidade na menopausa, cada percurso é desenhado para responder de forma multidisciplinar às necessidades concretas de cada mulher.

SHA. Hotel-clínica das celebridades abre espaço deslumbrante no México. Veja as fotos
SHA. Hotel-clínica das celebridades abre espaço deslumbrante no México. Veja as fotos
Ver artigo

Aqui, olhamos para a mulher como um todo", afiança Céu Barros, dando exemplos tangíveis. "Uma jovem com ciclos menstruais irregulares pode ter não só acompanhamento em ginecologia, mas também em nutrição e psicologia. Na maternidade, juntamos ecografias de última geração, fisioterapia pélvica e apoio emocional. E na menopausa avaliamos a saúde óssea, cardiovascular, metabólica, o sono, a vitalidade, a pele e a autoestima, sempre com planos ajustados ao ritmo e à história de cada mulher", reitera.

A aposta na tecnologia de ponta é outro dos pilares do projeto. A clínica integra mamógrafos assistidos por Inteligência Artificial, ecógrafos obstétricos de alta definição e sistemas digitais de dermatoscopia, além de exames avançados como a densitometria óssea com tecnologia TBS iNsight. "Até o acompanhamento clínico é personalizado através de um sistema digital que integra toda a jornada da paciente", relata a fundadora.

Espreite as fotos da clínica

E porque a premissa da Clínica Mulher passava por criar um ecossistema completo, esta integra também o Centro Bem-Estar. Nutrição, psicologia, fisiologia do exercício, osteopatia e tratamentos de corpo e pele convivem lado a lado com especialidades como obstetrícia, endocrinologia, dermatologia ou cardiologia. Tudo acontece de forma coordenada, com uma equipa multidisciplinar que desenha planos personalizados.

"O que realmente nos distingue é esta visão integrada, preventiva e multidisciplinar. Aqui, cada mulher encontra respostas, acompanhamento e bem-estar num só espaço", sublinha a fundadora, acrescentando que "Cuidar da saúde da mulher vai muito além da dimensão técnica", sendo, em simultâneo, uma experiência de "acolhimento e bem-estar".

O projeto arquitetónico foi desenvolvido pelo atelier Pedra Silva Architects e o design de interiores ficou a cargo de Sandra Galvão, que também liderou a curadoria de arte contemporânea, com obras de nomes como Diogo Pimentão e Inês D’Orey. O aroma exclusivo foi criado pelo perfumista Lourenço Lucena, enquanto as fardas da equipa foram desenhadas pela estilista Katty Xiomara. Assim, pode esperar-se  um espaço sofisticado e acolhedor, em que cada detalhe contribui para reduzir o stress e criar uma ligação emocional com o ambiente.

SLASH. Neste salão lisboeta, vale tudo pela saúde mental (até cortar o cabelo sem um espelho à frente)
SLASH. Neste salão lisboeta, vale tudo pela saúde mental (até cortar o cabelo sem um espelho à frente)
Ver artigo

"O aroma, a luz natural, as texturas e a arte foram pensados" para transmitir serenidade, segundo Céu Barros. Afinal, quando o ambiente inspira confiança, "o corpo responde melhor e a experiência torna-se mais positiva". Isto fica patente desde a entrada, sendo que "cada cliente é recebida por uma concierge dedicada, que acompanha todo o percurso de forma personalizada, transformando a jornada clínica num ritual de bem-estar.

Se vai chegar a mais locais do País? Ainda não é certo, uma vez que, por agora, o foco está em Lisboa, que a fundadora quer consolidar "como referência nacional na saúde feminina". "Queremos ganhar a confiança das mulheres, demonstrar o impacto de um modelo integrado, preventivo e personalizado e provar que é possível oferecer uma experiência diferente, mais completa, mais próxima e mais humana", remata Céu Barros, que considera que a capital e o País ganharam, finalmente, um espaço à sua medida.

Clínica Mulher

Morada: Espaço 7RIOS | Twin Towers, R. de Campolide 351A, 1070-034 Lisboa
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Contactos: 21 006 3160