A final do Festival da Canção acontece este sábado, 11 de março. São 13 as canções finalistas que vão lutar por um lugar na Eurovisão, que acontece em maio, em Liverpool, Inglaterra.
No início desta semana, desafiámos os leitores da MAGG a elegerem qual a canção favorita. E, 4.000 respostas depois, a escolha é inequívoca. Com 1.534 respostas, "A Festa", interpretada por Edmundo Inácio, é a canção eleita. Segue-se Mimicat com "Ai Coração" (906 respostas) e Bárbara Tinoco, com "Goodnight". Neste momento, "Ai Coração", de Mimicat, é a música que tem conquistado mais fãs, além de visualizações no Youtube, tendo ultrapassado as 260 mil.
O ranking das favoritas dos leitores da MAGG
1º - Edmundo Inácio - "A Festa"
2º - Mimicat - "Ai Coração"
3º - Bárbara Tinoco - "Goodnight"
4º - Churky – "Encruzilhada"
5º - Cláudia Pascoal – "Nasci Maria"
6º - INÊS APENAS – "Fim do Mundo"
7º - DAPUNKSPORTIF – "World Needs Therapy"
8º - Voodoo Marmalade – "Tormento"
9º - Ivandro – "Povo"
10º - Neon Soho – "Endless World"
11º - You Can´t Win, Charlie Brown – "Contraste Mudo"
12º - SAL – "Viver"
13º - Esse Povo – "Sapatos de Cimento"
Este sábado, a partir das 21h07 na RTP1, Vasco Palmeirim, Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves conduzem a final do 57.º Festival da Canção. Após as atuações das canções a concurso, e enquanto não são apurados os resultados do televoto e do júri regional, há muita música para ver e ouvir.
Salvador Sobral vai regressar ao palco do Festival, seis anos depois de ter vencido o certame com "Amar Pelos Dois" (a canção que garantiu a primeira vitória portuguesa na Eurovisão). MARO, vencedora em 2022, também, e David Fonseca estreia-se no Festival da Canção como convidado.
Portugal atua na primeira semifinal da Eurovisão, agendada para 9 de maio. Se se apurar para a final, subirá ao palco da Liverpool Arena a 13 de maio.