Está fechado o lote de 10 finalistas do Festival da Canção 2021. Este sábado, 27 de fevereiro, apuraram-se para a final Joana Alegre, Carolina Deslandes, Pedro Gonçalves, NEEV e Eu.Clides, que se juntam assim a Valéria, Karetus & Romeu Bairos, Black Mamba, Fábia Maia e Sara Afonso.
As 10 canções vão disputar um lugar numa das semifinais do Festival Eurovisão da Canção, que este ano acontece em Roterdão, Países Baixos, nos dias 18, 20 e 22 de maio. O certame internacional de música foi, em 2020, adiado pela primeira vez em 64 anos, devido à pandemia da COVID-19.
Portugal optou por voltar a fazer uma seleção nacional em 2021, ao contrário de 24 dos 41 países a concurso, que optaram por manter os mesmos artistas selecionados para a Eurovisão do ano passado. Coincidentemente, na Lituânia, a banda The Roop venceu a seleção local pelo segundo ano consecutivo.
A segunda semifinal do Festival da Canção 2021, apresentada por Tânia Ribas de Oliveira, José Carlos Malato e Inês Lopes Gonçalves, contou ainda com duas atuações muito especiais: Lúcia Moniz, que voltou ao palco do certame para interpretar "O Meu Coração Não Tem Cor" (vencedora em 1996), e Agir, filho de Paulo de Carvalho, que cantou "Flor do Tempo" e "E Depois do Adeus".