A TVI está prestes a celebrar 30 anos. A estação divulgou um vídeo promocional em que revela um pouco do que podemos esperar da gala de celebração que acontece no domingo, 19, à noite, na Aula Magna, em Lisboa, um dia antes do aniversário.
José Cid, Tony Carreira, Pedro Abrunhosa e João Pedro Pais são alguns dos nomes que poderá ver cantar na sua televisão. Também Diogo Piçarra, Fernando Daniel, David Carreira, os Dama com Buba Espinho e Syro, uma geração mais nova de artistas, vão subir ao palco. Em representação do fado estarão Sara Correia e Mariza. A dupla Carminho e Bárbara Bandeira também vai marcar presença com uma atuação. Por fim, aqueles que não conseguiram bilhetes para os D'zrt vão poder ver a banda em direto na gala da TVI.
No vídeo promocional faz-se uma revelação "surpreendente". Cristina Ferreira aparece ao lado de José Eduardo Moniz e pelo vídeo entende-se que os dois se vão encontrar em palco. Recorde-se que têm sido noticiados alguns desentendimentos entre Cristina Ferreira, diretora de entretenimento e ficção da TVI e José Eduardo Moniz, atual diretor geral do canal.
Os alegados conflitos entre o jornalista de 70 anos e Cristina Ferreira, 45, têm sido amplamente noticiados por alguns meios de comunicação social. A apresentadora regressou à TVI em 2020 e, nessa altura Moniz era consultor de ficção e entretenimento do canal, área em que Cristina é atualmente diretora. Segundo a "Flash", quando José Eduardo Moniz é chamado por Mário Ferreira, dono da Media Capital, para assumir oficialmente o cargo de diretor-geral da estação de Queluz de Baixo, em fevereiro de 2022, essa decisão terá gerado desconforto em Cristina Ferreira.
Mais recentemente, a "TV Mais" avançou que Cristina Ferreira foi afastada por José Eduardo Moniz das decisões sobre o novo programa da TVI "O Triângulo". “O Moniz não quer que nada falhe no programa e é ele quem tem estado a decidir tudo“, cita a HiperFm.
José Eduardo Moniz estaria interessado em que a apresentadora voltasse ao formato das manhãs, para o canal ter hipóteses de competir com a SIC pelas audiências - algo que Cristina sempre recusou, até muito recentemente noticiou a "Flash". Agora, a apresentadora já põe a hipótese de "vir a apresentar tudo aquilo que a TVI decidir que será bom para a estação".
"A Cristina culpa o Moniz pelo fracasso do programa da Iva Domingues, ‘É da Casa’, e pelo insucesso de audiências de ‘A Ex-periência’, que foi ideia dele e que ela sempre se mostrou contra. A Cristina diz, na TVI e até fora, que o José Eduardo está antiquado na televisão. Que tem uma visão que já não se adequa aos dias de hoje, o que leva aos sucessivos fracassos", revelou outra fonte à "TV 7 Dias". Mais recentemente, e apesar de a presença ter sido previamente anunciada, Cristina Ferreira falhou a conferência de imprensa de apresentação do regresso de "Morangos com Açúcar".
Apesar da alegada relação instável entre os dois diretores, ao que tudo indica, a gala de domingo será uma espécie de trégua. Os dois vão abrir juntos a emissão, avança a "TV Mais". “Eles vão cantar uma música e haverá outros rostos da estação a fazer uma espécie de coro”, revelou uma fonte que está a par do espetáculo.
Voltando ao vídeo publicado no Instagram da TVI para promover a gala, figuram nele personalidades da estação como Teresa Guilherme, Manuel Luís Goucha e Cláudio Ramos. A rainha dos reality shows está afastada da estação de Queluz de Baixo desde março de 2021, depois de ter apresentado duas edições do "Big Brother" - uma sozinha e outra com Cláudio Ramos.
Cristina Ferreira apanhou os seguidores de surpresa ao fazer uma publicação em que partilhou registos do reencontro com dois dos jurados do “Dança Com as Estrelas”, que apresentou de 2013 a 2015. A diretora de entretenimento e ficção da TVI partilhou fotografias dos ensaios de dança, revelando que vai voltar a fazer par com o famoso senhor Alberto.
"10 anos depois, vamos dançar. O que vivi no 'Dança Com as Estrelas' com o senhor Alberto e o Cifrão está na caixinha das minhas melhores memórias televisivas. Neste nosso reencontro de hoje não passou 1 dia, estava tudo ali. Ou quase, que dançar aos 45 já não é bem igual", começou por escrever na descrição da publicação.
Pelas fotos, percebe-se que Cristina e o seu par estão a ser coreografados por Cifrão e Noua Wong (que, recorde-se, é atualmente jurada do programa da RTP1 "Dança Comigo"). "O Cifrão diz que os meus passos estão melhores, o Alberto Rodrigues diz que ele já precisa de óculos. Está tudo certo, e igual. A dançar…", concluiu a apresentadora.
Há pouco mais de um ano, a 23 de janeiro de 2022, Cristina tinha feito uma publicação no Instagram em que partilhou um vídeo do par a dançar "rumba", deixando um desafio a Alberto Rodrigues para mais uma dança - o desejo poderá estar prestes a concretizar-se.