Já com cheiro a manjericos e a sardinha assada, a SIC reuniu-se na Doca da Marinha, em Lisboa, para a apresentação das novidades de Verão. Daniel Oliveira e Ricardo Costa, respetivamente diretor geral de Entretenimento e diretor de informação da estação, revelaram nomes, datas e formatos que vão preencher a antena de Paço de Arcos nas próximas semanas.
Curiosamente, a novidade mais apetitosa ainda nem sequer começou a ser gravada nem tampouco tem data de estreia. Trata-se de "Hotel Hell" e marca o regresso de Ljubomir Stanisic ao pequeno ecrã, depois de, em 2023, ter estado em antena com "Hell's Kitchen Famosos". As gravações arrancam em junho e, o formato, uma adaptação do original norte-americano conduzido por Gordon Ramsay, vai passar-se em unidades hoteleiras de diversos tipos. Os negócios, a passar por dificuldades, vão ser visitados por Ljubomir Stanisic.
"Não é todo o hotel que será transformado. Pode ser uma cozinha, uma suite, o funcionamento do hotel, o negócio", explica Daniel Oliveira, revelando que houve "bastantes candidatos" ao formato. "Aqui o desafio passa por escolher espaços que sejam complementares entre si", acrescenta ainda o diretor-geral de Entretenimento do grupo Impresa.
"Hotel Hell" vai contar com a realização de Manuel Amaro da Costa, que conduziu "Pesadelo na Cozinha", o êxito de audiências que foi exibido na TVI entre 2017 e 2020. Um match perfeito, que entusiasmou Ljubomir Stanisic. "Melhor coisa que me aconteceu na vida é voltar a trabalhar com o Manuel Amaro da Costa, que é meu tutor, meu professor, meu irmão, meu realizador, meu chefe, minha família", explica o chef, dizendo que este foi o fator decisivo para aceitar regressar à TV. "Eu adoro televisão mas é ao meu ritmo. É uma vez por ano, fazer um bom projeto, entregar-me todo, fazer bem feito, e chega", diz Ljubomir.
Stanisic, que se estreou em televisão em 2011, na primeira temporada de "Masterchef Portugal", na RTP1, salienta que "Hotel Hell" tem "um lado social, de ajudar pessoas", o que o compeliu a aceitar este novo projeto.
"A Promessa" em dia de Seleção Nacional e o regresso de "Nazaré"
"A Promessa" estreia-se a 18 de junho, logo a seguir ao primeiro jogo de Portugal no Euro 2024, que terá tranmissão em direto na SIC. "A Promessa" marca o regresso de João Catarré ao trabalho, depois de ter lutado contra uma doença do foro oncológico, e conta também com Joana Ribeiro, Victória Guerra e Sofia Alves nos principais papéis.
A trama, uma adaptação de Inês Gomes e Cândida Ribeiro da novela turca "Zalim İstanbul", conta a história de Miguel Morais (João Catarré), herdeiro de uma fortuna mas que se vê atirado para uma cadeira de rodas e impedido de assumir os negócios da família. "Ele está assim porque a vilã consegue que ele continue assim. Há uma série de ganchos e de descobertas que vão acontecer ao longo da novela", explica Daniel Oliveira. O amor vai surgir quando conhece Laura Rocha (Victória Guerra) que, juntamente com a família, se muda de Trás-os-Montes para a mansão dos Morais.
A perder para a TVI pelo quarto mês consecutivo, o timoneiro da SIC não se deixa desmoralizar. "Uma concorrência mais forte também nos motiva mais e estimula a fazermos diferente, a olhar para o que pode ser melhorado em cada um dos programas", assegura Daniel Oliveira.
César Mourão também está de volta para mais uma temporada de "Terra Nossa". O formato regressa no próximo sábado, 8 de junho, dia em que a TVI estreia "Congela", o novo concurso conduzido por Pedro Teixeira e com um elenco constituído por nove famosos. Nesse sábado, mas de manhã, a SIC estreia "SOS Animal", série documental sobre questões ambientais e do bem estar animal, em parceria com a SOS Animal.
Mas antes disso tudo, já no dia 3 de junho, Diana Chaves e João Baião celebram 1000 emissões do "Casa Feliz". O programa das manhãs da SIC, que se estreou a 17 de julho de 2020, após a saída inesperada de Cristina Ferreira da estação de Paço de Arcos para a TVI, vai festejar o marco do milionésimo episódio numa emissão especial, ao longo de toda a segunda-feira. Também nesse dia estreia-se na SIC "Terra e Paixão", novela da Globo escrita por Walcyr Carrasco e protagonizada por estrelas da ficção brasileira como Tony Ramos, Glória Pires e Cauã Raymond.
Protagonizada por Carolina Loureiro, José Mata e Afonso Pimentel, "Nazaré" foi uma das novelas de maior sucesso da SIC. O formato, emitido originalmente entre 2019 e 2021, vai voltar à antena, desta vez à tarde.
Os blocos noticiosos também vão ter uma roupagem mais estival, com o regresso de "Olhó Verão", rubrica conduzida por Joana Latino e Nuno Pereira, e de "Portugal na Esplanada", conduzido por Hélder Correia. No "Jornal da Noite", estreará também "Estações de Portugal", espaço dedicado aos edifícios históricos ligados aos caminhos de ferro, e regressa ainda o segmento "Comboios do Mundo".
No rescaldo das eleições europeias, a 10 de junho, Ricardo Araújo Pereira conduz uma emissão especial de "Isto é Gozar com Quem Trabalha".