Passaram-se mais de 40 anos desde que "A Balada de Hill Street" estreou nos Estados Unidos, a 15 de janeiro de 1981. O drama policial manteve-se no ar durante sete temporadas, até 1987, e focava-se no dia a dia da esquadra de Hill Street. Agora, está de regresso à televisão portuguesa.

A ação da série, que foi transmitida em Portugal pela RTP1, passava-se numa localidade sem nome, que tentava imitar a aparência de um bairro pobre de cidades norte-americanas como Detroit ou Chicago (apesar de ter sido filmada em Los Angeles). Ao longo dos 144 episódios, a produção retrata o ambiente de uma esquadra numa zona dilacerada e dominada pelo crime, onde a paz se consegue manter graças a uma ténue confiança entre a polícia e a população. Cada episódio traça um novo dia na vida da esquadra.

Não viu "Oppenheimer"? Então está com sorte porque o filme vai voltar às salas de cinema
Não viu "Oppenheimer"? Então está com sorte porque o filme vai voltar às salas de cinema
Ver artigo

O enredo de "A Balada de Hill Street" influenciou muitas séries dramáticas de Hollywood que se seguiram e, ao longo das sete temporadas em exibição, foi nomeada para 98 Emmys. Aliás, a temporada de estreia arrecadou oito prémios Emmys, algo apenas superado pela primeira temporada de "Os Homens do Presidente".

Agora, a série chega à SIC Radical, com estreia marcada para 31 de janeiro, pelas 20h15. "A Balada de Hill Street" vai ser transmitida de segunda-feira a sexta-feira no mesmo horário, com repetição aos domingos, a partir das 19h30.