Há cerca de 30 anos, muito antes da Google ou do YouTube dominarem o mercado, a internet já existia mas era muito diferente daquela que usamos diariamente para aceder aos emails. O navegador era o velhinho Netscape e a rede social da altura era o The Globe que, apesar de só ter declarado falência em 2008, fracassou um ano depois de ter sido lançada no mercado, em 1995.
A nova série da National Geographic chama-se "Valley of the Boom: A História de Silicon Valley" e coloca o espectador em meados dos anos 90 para contar e explorar os primórdios da internet.
Ao misturar a ficção com a componente documental, a produção mostra como nasceram e caíram grandes projetos, bem como as mentes que os idealizaram. Tudo isto, claro, numa altura em que o fenómeno da World Wide Web estava em crescimento constante.
No primeiro episódio, por exemplo, Stephan Paternot (Dakota Shapiro) procura um conjunto de investidores que confiem o suficiente no seu produto para dar origem à primeira grande rede comunitária chamada "TheGlobe.com" — que tentou ser aquilo que o Facebook acabou por se tornar em 2004.
Mas a série, de apenas seis episódios, não é só para os nerds da tecnologia. É que apesar de acompanhar todo o mundo frenético e competitivo de Silicon Valley, tem todos aqueles ingredientes capazes de colar qualquer um ao sofá.
Desde traições a relações falhadas motivadas pelo ódio e o ciúme, há de tudo um pouco para garantir que a história é tudo menos aborrecida.
O elenco é de luxo e conta com muitos atores premiados, como é o caso de Bradley Whitford ("Foge"), Steve Zahn ("Planeta dos Macacos: A Guerra"), Lamorne Morris ("New Girl") ou John Karna ("Lady Bird").
Realizada por Matthew Carnahan ("O Fugitivo"), "Valley of the Boom: A História de Silicon Valley" estreia já no próximo domingo, 13 de janeiro, às 22h30 no National Geographic.