E se os resultados dos tratamentos estéticos mais desejados do momento pudessem ser alcançados no conforto de casa? É essa a promessa da Lancôme, que acaba de lançar o Rénergie Nano-Resurfacer | 400 Booster, o seu primeiro dispositivo de cuidados de pele de uso pessoal com eficácia clínica comprovada, inspirado no microagulhamento, que promete elevar a rotina de skincare a outro nível.

Depois de mais de 16 anos de investigação científica, a marca francesa volta a afirmar-se como pioneira na inovação tecnológica aplicada à beleza. Se antes revolucionou o diagnóstico cutâneo com ferramentas avançadas como o Skin Screen, agora coloca literalmente nas mãos das consumidoras um gadget que alia ciência, precisão e simplicidade, pensado para melhorar visivelmente a textura da pele, as rugas, a firmeza e a uniformidade do tom, prometem em comunicado.

Estes prémios vão eleger os produtos de beleza que marcaram 2025 (e têm o selo das gurus Carmo Lico e Margarida Marques de Almeida)
Estes prémios vão eleger os produtos de beleza que marcaram 2025 (e têm o selo das gurus Carmo Lico e Margarida Marques de Almeida)
Ver artigo

Aprovado por dermatologistas e muito adotado por celebridades, o microagulhamento foi uma das grandes tendências de 2025 para quem procurava uma pele mais lisa, luminosa e com aspeto saudável. Ainda assim, nem todas as pessoas se sentem confortáveis com procedimentos invasivos ou com tempo de recuperação (e partilhamos deste medo).

É aqui que entra o Rénergie Nano-Resurfacer | 400 Booster. Inspirado no tratamento profissional, o dispositivo foi desenvolvido para potenciar a absorção dos ingredientes ativos dos cuidados de pele, criando microcanais temporários à superfície da pele, tudo sem ultrapassar a barreira cutânea.

Lancôme
Lancôme

Ao contrário do microagulhamento tradicional, que pode atingir profundidades entre 0,2 e 1 mm, este gadget atua apenas à superfície, recorrendo a nanochips ultrafinos. O resultado? Zero dor, zero sangramento e zero tempo de inatividade, diz a marca.

A extremidade do dispositivo integra mais de 400 nanopontas de silício cristalizado, um material altamente biocompatível e preciso. Estas realizam entre 3.000 e 5.000 movimentos por minuto, promovendo uma renovação eficaz da superfície da pele e aumentando significativamente a penetração dos ativos.

O design é pensado para o dia a dia, com cartuchos substituíveis e um sistema de carregamento prático. É adequado para todos os tipos de pele, incluindo pele sensível.

Como é que funciona? Quando é que posso usar? E com que frequência? Especialista responde a tudo

Para início de conversa, este gadget deve ser utilizado depois de colocar sérum no rosto e deve preferir os da marca Lâncome, especificamente dois: o H.C.F. ou o C.R.x Rénergie Triple Serums. E não, não se trata de marketing da marca, mas sim de garantir que os resultados prometidos são alcançados.

"Os testes que temos são com estes dois séruns", alerta Sofia Cunha, skincare expert da Lâncome, que embora saliente que apostar na rotina completa da gama a seguir à utilização da marca traz benefícios, não descarta que os consumidores possam usar produtos de outras gamas ou mesmo marcas.

"A ideia é fazer com que os resultados, que já são extraordinários, dos nossos séruns, consigam ser ainda melhores e mais potenciados, porque aquilo que esta máquina faz é uma nano-penetração na pele de forma profunda dos ativos. Portanto, aquilo que as nossas mãos conseguem entregar, a máquina faz de forma ainda mais eficaz", salienta Sofia Cunha.

Assim, deve aplicar o sérum no rosto, massajando um pouco menos que o normal "para deixar algum produto à superfície para trabalhar com a máquina", refere a especialista. "Depois, colocamos um cartucho na máquina, que é o cartucho das nanopontas, recarregável. A seguir, vamos usar a máquina com movimentos circulares, e fazemos sempre uma ligeira tensão no rosto, para ir acompanhando o movimento da máquina", diz Sofia Cunha.

Deve começar pelo rosto, e seguir para o pescoço, pregas nasolabiais, pés de galinha e testa."Não deve usar mais de três segundos em cada zona, porque não há necessidade, e para não irritar a pele. E é bastante rápido, dado que conseguimos fazer isto em quatro minutos e 15 segundos", acrescenta a skincare expert.

É adequado para todos os tipos de pele, incluíndo as mais sensíveis, mas este protocolo não deve ser utilizado por grávidas, mulheres a amamentar ou diabéticos. Também não deve usar o aparelho na zona ocular.

Quanto à regularidade com que pode utilizar esta novidade, é importante reter que o deve fazer sempre com 36 horas de intervalo."Recomendamos a utilização, no máximo, duas a três vezes por semana, sempre com as tais 36 horas de intervalo, e já vemos imensos resultados. Com duas vezes por semana, ao fim de seis semanas, uma vez por dia apenas", diz Sofia Cunha.

Pode usar de manhã, dado que pode e deve continuar a sua rotina de skincare e até aplicar maquilhagem, se desejar, ou prefeir fazer à noite, para potenciar os eventos enquanto dorme.

"Outra situação: tenho um evento, tenho um casamento, tenho alguma coisa em que quero que a minha pele esteja 'uau'. Um dia antes do evento, eu até posso fazer o protocolo com o HCF de manhã e deixar a pele totalmente preparada para depois ter o meu dia seguinte totalmente espetacular. Também se pode fazer logo de seguida, posso fazer até no próprio dia."

É também recomendando que troque as recargas das micro-agulhas a cada utilização. "É um bocadinho como as recargas das escovas de dentes elétricas, que nós sabemos que se não mudarmos, elas perdem eficácia", alerta Sofia Cunha.

Vamos à pergunta que não quer calar: dói?

Numa simples resposta, não. Tivemos oportunidade de experimentar o novo protocolo do Rénergie Nano-Resurfacer | 400 Booster e não há qualquer desconforto na pele, nem durante o procedimento nem após. No nosso caso, que temos a pele super sensível e que reage à mínima agressão (mesmo fazer a depilação de sobrancelhas e buço deixa o nosso rosto num caco), nem sinal de vermelhidão após Sofia Cunha terminar de usar a máquina.

Testámos a nova (e viral) base da Benefit, que promete esconder os poros. Será que funciona?
Testámos a nova (e viral) base da Benefit, que promete esconder os poros. Será que funciona?
Ver artigo

Obviamente que os efeitos nas rugas são imperceptíveis apenas com uma aplicação, mas uma coisa podemos garantir: a nossa pele ficou com um aspeto saudável, brilhante, tratada e com a ideia que fizemos um mini lifting em dois minutos e qualquer coisa. Tanto que passámos um dia inteiro sem maquilhagem e nem nos apercebemos, de tão lisa e bonita que a tez estava.

A especialista alerta que pode ser sentido um ligeiro formigueiro (não o sentimos), mas também reforça que deve ter cuidado para não passar muitas vezes a máquina no mesmo sítio. "Podemos ter tendência para insistir naquela ruga, mas não o devemos fazer."

"Este aparelho é inspirado nos procedimentos de micro-agulhamento. Em estética, faz-se mesmo a penetração mais profunda na pele, onde esta fica encarnada, tem muito tempo de recuperação, fica sensível, não se pode maquilhar a seguir, há ali uma série de coisas envolvidas. Com este aparelho, não é o caso. Ele vai atuar em todas as rugas, mesmo as rugas mais teimosas, mais profundas, aquelas rugas mais difíceis de tirar, de atenuar", recorda Sofia Cunha.

E os dados que a marca apresenta são impressionantes. Tendo como base as seis semanas de tratamento (com as tais 2 a 3 utilizações por semana), "pode sentir a diminuição de menos de 53% de rugas na parte frontal do rosto, na parte da nossa testa; menos de 44% de pregas nasolabiais, e, para além disso, eficácia também nos pés de galinha", diz a especialista.

Após as seis semanas de tratamento, pode optar por fazer o protocolo apenas uma vez por semana para manter os resultados (e voltar a fazer o protocolo completo se sentir necessidade disso meses depois), ou até usar esta novidade de forma consecutiva, seis semanas após seis semanas.

O Rénergie Nano-Resurfacer | 400 Booster é um exclusivo do espaço Lancôme no El Corte Inglés, com um preço de 261,80€. As recargas têm um custo de 59,60€ e chegam com seis unidades (a caixa original da máquina vem com 12 recargas). Antes de adquirir, deve deslocar-se até ao corner da marca e fazer sempre um diagnóstico inicial, podendo experimentar o protocolo com as profissionais da Lancôme.