As mais recentes nomeações no "Big Brother 2020" voltaram a causar polémica, muito devido às declarações de Daniel Monteiro que incomodaram toda uma classe, que não se viu representada. Porque o contexto é importante, o conflito começou quando Ana Catharina nomeou Daniel Monteiro para uma possível expulsão.
A explicação? O facto de a concorrente não se identificar com "as causas" defendidas por Daniel no programa. A concorrente vegana não estava a falar da profissão de Daniel, mas da forma agressiva como se tem posicionado na casa. Por entre constantes interrupções do bombeiro, Ana tentou justificar-se: "A questão do Daniel está relacionada também com a tropa e essa é uma filosofia com a qual não me identifico."
Daniel Monteiro, indignado, respondeu com aquilo que, em poucas horas, começou a gerar polémica nas redes sociais. "Quando precisares dos bombeiros, não devias ser ajudada. Se achas que esta é uma causa que não é grande coisa, era isso que devia acontecer. Tenho dito e os portugueses que estão a ver isto são testemunhas", respondeu.
No Facebook e no Twitter, multiplicaram-se comentários de quem achou que as declarações de Daniel desvirtuavam toda uma classe ao insinuar que os bombeiros deveriam negar ajuda a quem precisasse. Isso obrigou a que os Bombeiros Voluntários de Valongo, o regimento de que Daniel Monteiro fez parte, reagissem através de um comunicado oficial emitido esta segunda-feira, 25 de maio.
"Os Bombeiros de Valongo vêm desta forma informar que o Daniel Monteiro, concorrente do programa 'Big Brother 2020', não representa os bombeiros de Valongo nem nenhum corpo de bombeiros", começa por escrever.
E continua: "A sua inscrição no programa foi feita de livre vontade e a título pessoal. Não nos revemos nas suas palavras, e não somos responsáveis por qualquer tipo palavras ou atitudes dentro do referido programa."
Contrariando por completo as palavras do concorrente, os Bombeiros de Valongo dizem que "como sempre", servem para "apoiar e socorrer todas as pessoas que precisem" de ajuda.