Fernando Melão e Virginia López entraram mais tarde no "Big Brother Famosos". Uma semana depois de começar a jogar, o cantor decidiu colocar um ponto final na participação. Foi durante a gala deste domingo (13) que divulgou a intenção. "Não desistas, pai", ouviu de Yasmin, a filha de 14 anos.
"Eu fico, filha, eu fico", reagiu. "Tenho muitas saudades tuas. Muitas, muitas, muitas", disse também. No entanto, na fase final da gala, enquanto decorriam as nomeações, o cantor deu o dito por não dito e afirmou que iria desistir. "Quero sair. Não estou a aguentar. Eu só queria pedir, por favor, para não levarem isso a mal", apelou.
"Tenho necessidade de ir para a minha vida", "isto é extremamente cansativo" e "não estou emocional nem psicologicamente fortificado para estar no jogo" foram algumas das justificações. Uma vez cá fora, como desejou, esteve à conversa com Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz no "Dois às 10".
Esta não foi a primeira vez de Fernando Melão num "Big Brother Famosos". O cantor participou na segunda versão do formato, em 2002. Em comparação, diz que este "é mais tecnológico e muito pouco humanizado". Para o artista, "o outro foi uma colónia de férias". Desta vez, sentiu-se "um ratinho de laboratório".
"Quem pensa que vai estar de férias, esqueça a ideia"
"Queria algo mais soft", mas encontrou um desafio que o fez sentir-se "mega exausto" e no qual "não conseguia dormir". Aos jornalistas, também esta segunda-feira (14), assegurou que estava "desgastado, cansado e a morrer de saudades". "O cansaço acumulado, a interrupção do sono, a privação do sono... eu já não tenho 20 anos", recordou o cantor de 47.
"A minha capacidade de recuperação já não é a mesma", relembrou, acreditando que "não é um jogo fácil para ninguém". "Quem pensa que vai estar de férias, esqueça a ideia", avisou. Esta experiência foi, então, "muito diferente", já que a anterior "era mais afável". "Nós conseguíamos abrir a porta e ver as pessoas. Quase lhes conseguíamos tocar. E isso era mil vezes melhor".
O artista revelou que estava a considerar sair desde a manhã de domingo. Os colegas tentaram demovê-lo da ideia e até com algum sucesso. "Quando chegou a noite, eu estava bastante mais tranquilo", disse, explicando que, durante a gala, a posição inverteu-se. "A única coisa que me fez vacilar foi o grito da Yasmin", esclareceu.
"É uma coisa que passa na cabeça de todos nós em algum momento", disse, referindo-se a desistir do programa. "Já não estava a sentir aquela boa vibe de estar num jogo divertido, num programa super fixe e mediático, e estava pura e simplesmente a sentir-me um ratinho de laboratório", explicou.
"Eu até me sinto, de alguma forma, lisonjeado por a Cristina ter ficado triste"
"As câmaras, as luzes, o confinar sempre no mesmo espaço, a falta do contacto exterior", foram motivos que contribuíram para a saída. "Os programas de reality show não têm simplesmente viver da má vibe, das confusões. Podem viver da piadola", considerou.
Sobre a reação de Cristina Ferreira a esta desistência, comentou: "Eu até me sinto, de alguma forma, lisonjeado por a Cristina ter ficado triste. Era sinal de que eu poderia dar mais ao jogo. E, efetivamente, poderia, mas não desta maneira, a troco de me levarem a um cansaço extremo".
Aos jornalistas, o cantor revelou que gostaria de ver Miguel Azevedo na final. Quanto às práticas espirituais de Mafalda Matos, que têm sido arrasadas cá fora, Melão crê que "isso é uma imagem errada do que se passa". "A Mafalda não impõe nada, não é peso nenhum. Ela tenta transmitir paz e tranquilidade para toda a gente", salvaguardou.
Ainda que admita que possa haver algum "exagero no cuidado que tem com todos", Melão assegura que "a intenção dela é sempre muito boa e a palavra dela é sempre muito bem acolhida por todos". Aos 47 anos, Fernando Melão está separado da mãe da filha, a bailarina Dinny, e pronto para várias atuações.