A edição deste ano do “Big Brother” está quase a chegar ao fim. É já no domingo, 30 de junho, que acontece a grande final, onde será conhecido o concorrente vencedor. Nesta quinta-feira, 27 de junho, com a expulsão do último concorrente, serão conhecidos outros dois finalistas desta edição, sendo que Inês Morais e Daniela Ventura já têm lugar garantido na final.
A poucos dias da final, há três concorrentes nomeados, e que por isso, estão em risco de expulsão: André Silva, que é o líder da semana, Fábio Caçador e David Maurício. Até agora, ainda não tinha sido revelada a data da expulsão do último nomeado, mas esta manhã, Cláudio Ramos, o apresentador do formato revelou que a última expulsão acontece esta quinta-feira, 27 de junho. “Amanhã há expulsão, amanhã é dia de metermos um dos nomeados na rua”, disse no "Dois às 10".
No entanto, alguns espectadores mostram-se desagradados com decisão do canal em manter nomeações em plena semana da final. “Vai sair alguém que chegou à última semana sem ser numa gala? Sem ninguém? Não me parece muito correto. Espero estar enganada e que cheguem os cinco à gala”, apontou uma internauta. “Caça às chamadas de valor acrescentado”, “estas nomeações servem apenas para a caça ao €..um finalista sair a meio da semana é ridículo” são alguns dos comentários que se leem na rede social Instagram.
Na edição anterior (2023), na qual Francisco Monteiro se sagrou vencedor, foram cinco os finalistas: Francisco Monteiro, Hugo Andrade, Márcia Soares, Joana Sobral e André Lopes. Já na edição de 2022, foram quatro: Miguel Vicente, Rubén Boa Nova, Bárbara Parada e Miro Vemba. Ainda na edição de 2021, houve cinco finalistas, à semelhança da edição de 2023. Já na edição de 2020, houve seis finalistas: Soraia Moreira, Diogo Cunha, Noélia Pereira, Iury Mellany, Ana Catharina e Sandrina Pratas.