Até agora, o "Big Brother — Desafio Final" está a ser palco de bastantes conflitos. Parte dos concorrentes já se conheciam por terem participado noutras edições. Assim, acabam por trazer os problemas dessas casas (e até da vida real) para esta temporada. A lavagem de roupa suja tem sido frequente.

Catarina Siqueira e Nuno Homem de Sá não eram os melhores amigos no "Big Brother Famosos 1", que aconteceu de 2 de janeiro a 26 de fevereiro. E parece que esta inimizade se irá manter no "Desafio Final", visto que já se desentenderam. Leandro e Quinaz também já colidiram, sendo que o cantor aponta a dinâmica de fora da casa como motivo para tal.

O clima do "Desafio Final" já azedou entre Leandro e Quinaz. "De burro eu só conheço os animais"
O clima do "Desafio Final" já azedou entre Leandro e Quinaz. "De burro eu só conheço os animais"
Ver artigo

Jaciara acusa Catarina Siqueira de apenas ser prestável para seu benefício próprio no jogo, atirando que a atriz se faz passar por alguém que não é e que foi por essa mesma estratégia que conseguiu chegar à final do "BBF1", onde conquistou o terceiro lugar. Saiba, ao pormenor, o que se tem passado.

Catarina Siqueira vs. Nuno Homem de Sá

Na manhã de quarta-feira (27), Catarina Siqueira alertou Nuno Homem de Sá quanto a uma embalagem de leite que este teria posto no lixo. Em causa estaria a forma correta de a reciclar, mas o ator não gostou da abordagem da colega e o clima azedou. "Eu tinha acabado de abrir a pestana, vim aqui e levei com uma reprimenda sobre o lugar certo para colocar a reciclagem", recordou.

Para Nuno, o problema estava no tom. "Eu posso pedir a alguém: 'Olha, se não te importas, para a próxima põe ali no azul, porque não é no amarelo'. Outra coisa é: 'Ó tu, olha, é no amarelo, é no azul'", exemplificou, já a gritar, com o intuito de imitar o que presenciara. "Queres mesmo falar sobre isso?", respondeu Catarina.

"Eu ainda não acabei de falar", advertiu Nuno. Nesta fase, já os dois falavam alto. "Eu levei com uma reprimenda e não tenho nada de estar a levar com reprimendas, especialmente em voz alta", reforçou Nuno, que disse que a colega andava aos gritos. "Eu não gritei com ele", assegurou Catarina.

O ator não mudava de opinião: "Nas minhas orelhas, foi bem alto". Ana Barbosa, presente em ambos os momentos, dava razão a Catarina. "Fui um bocadinho desagradável, depois fui-me embora", admitiu Nuno. Quando chegou a vez de Catarina falar, a atriz referiu que os dois já não se davam muito bem no jogo em que estiveram.

"O Nuno é uma pessoa com quem eu já sei mais ou menos com o que contar. Tem as suas manias, como todos nós temos, e foi uma coisa que aconteceu até mais em tom de brincadeira. E eu acho super curioso que o Nuno diga que eu gritei com ele. Nunca ninguém me vai ouvir gritar aqui dentro", garantiu.

"Estás a querer danificar a minha imagem voluntariamente. Cala-te"

Nuno Homem de Sá acrescentou: "Caiu-me mal. Foi só isso". "O Nuno chegou e, de manhã — ele tinha acabado de sair da cama, eu podia ter esperado mais um bocado —, em tom de brincadeira, o que eu disse foi ' Nuno, esta embalagem é no amarelo, não é no cartão. Bom dia'", citou, mas Nuno referiu outra das frases proferidas: "E, se o macaco aprendeu, tu também podes aprender".

Em resposta ao colega, agora mais transtornado, Catarina justificou essa declaração enquanto resposta ao que tinha ouvido ("Epa, ó Catarina, vai passear"). "E eu respondi-te: 'Enquanto eu vou passear, podes fazer como o Gervásio  [o tal macaco] e aprender a fazer reciclagem, porque, se até o macaco aprendeu...'".

"Puseste a minha capacidade em questão e eu fiquei chateado com isso", explicou Nuno. Mesmo assim, os dois não se entendiam e aproveitavam o momento para rever situações nada a ver. "Catarina, nós estamos em dois universos completamente diferentes", concluiu o ator, já farto.

A atriz insistia: "Eu não fui mal educada contigo". "Ó Catarina não, comigo não. Falsidades não. Catarina, estás a querer esquivar-te de uma cena de má educação que tu tiveste que não tem escapa possível", atirou Nuno, continuando: "Que disparate. Joga contigo, não dependas dos outros. Faz por ti. Estás a querer danificar a minha imagem voluntariamente. Cala-te".

"Eu não vou alimentar isto. Não vale a pena, não vou", terminou Catarina Siqueira, que voltou a frisar que o aviso que fez a Nuno "não foi com má intenção" e que se tratou de uma "brincadeira" em vez de, como Nuno acusara, "má educação".

Leandro vs. Quinaz

O cantor e o ex-futebolista já se haviam desentendido na terça-feira (26). Embora o motivo não tenha sido nada de especial e sim a forma como defenderam os argumentos (que não agradou a nenhum dos dois), Leandro parece não ter deixado cair a tensão entre os dois.

À conversa com Ana Barbosa na cama, diz que estes momentos levam à sua "imagem agressiva". "Se tu fores a ver, as pessoas com quem vocês estão a discutir mais são as pessoas com coisas pendentes lá de fora, não cá de dentro. É tudo cenas lá de fora", considerou.

O artista acabou por revelar que Quinaz terá tentado entrar em contacto com ele. "Antes de vir para aqui, mandou-me mensagem. Eu vim para aqui jogar sozinho, divertir-me", referiu, esclarecendo que não respondeu ao colega. "Nunca lhe apontei o dedo", disse, também, vendo-o como alguém que "muda constantemente o seu discurso até ter o discurso final que o favoreça a ele".

"E eu já lhe tirei a pinta", assegura, acreditando que as atitudes de Quinaz existem porque "há um objetivo", embora não o esclareça. "Ele chamou-me de burro indiretamente", afirmou a Ana Barbosa. "Se já tiveres um 'beef' [desacordo] comigo em que tenhas ali um entrave…", começou por dizer, embora não tenha terminado.

O cantor acredita que, na vida real, as coisas aconteceriam de maneira diferente. "Achas que lá fora ele teria hipótese sequer de dirigir a palavra para mim? Eu não lhe daria conversa nenhuma, porque o Quinaz para mim…", rematou, fazendo um gesto de indiferença. "Eu não tenho relação com tal", referiu, dizendo que, no jogo, apenas falará com o colega "cordialmente".

"Quando olho para isto, vejo apenas um miúdo que se ilustra que é muita bom, que é muita rico, mas não é nada"

"Não admito a nenhum pirralho que me venha dizer o que é a vida, porque eu sei o que é a vida", disse Leandro, recordando o tempo em que viveu na rua, "num banco de jardim". "Quando olho para isto, vejo apenas um miúdo que se ilustra que é muita bom, que é muita rico, mas não é nada", afirmou, sobre o ex-futebolista, em quem deteta "superioridade". "Isso para mim não funciona".

Ainda sobre a tal mensagem que terá recebido por parte de Quinaz, apontou: "Se eu não tenho relação nenhuma, porque é que agora que vinha para aqui vinha aliar-me a alguém?", perguntou, de forma retórica. "A partir de hoje, vou só falar o que é cordial para ele, porque não merece sequer olhar para mim como uma pessoa porreira", reforçou.

Mais tarde, voltou a falar sobre Quinaz, desta vez com Nuno Homem de Sá, na casa de banho. "Quando tu queres magoar alguém, tu magoas", apontou. "Como é que ele pode ter uma opinião minha se ele não me conhece de lado nenhum? Ele nunca me viu. Ele teve dois contactos comigo", revelou.

"Um dos contactos fui eu que lhe liguei a ele: 'olha lá, ó caro amigo, como é que é aí a tua conversazinha?'", citou. Algo terá acontecido entre os dois na vida real e, segundo Leandro, Quinaz acabou por depositar as culpas nos colegas. "Ele é sempre o bom. Ou tu atacas alguém com aquilo que é real ou tu não podes fazer aquilo que foi feito ali", concluiu.

Jaciara vs. Catarina Siqueira

Jaciara e Catarina Siqueira estavam à conversa na roulote quando a brasileira se queixou do jogo da atriz. "O jogo da tua temporada foi cuidar mais da gente", achou. "Não é jogo, amor. Eu sou assim. O que é que tu ainda não percebeste?", respondeu Catarina. "Ah, Catarina. Estou sendo sincera. Foi o teu jogo", disse Jaciara, que não estava convencida.

"Não é jogo, Jaci. Eu sou assim. Tu achas que é jogo eu cuidar?", questionou, e a colega confirmou. "Eu acho. Foi o teu jogo que fez tu ficar até à final. Da outra casa tu trouxe o mesmo jogo. O jogo do cuidado, de tomar conta", elaborou, dizendo que foi essa a ideia com que ficou quando saiu do "BBF1".

Catarina mostrava-se incrédula: "Eu não estou a perceber. Está a fazer-me muita confusão isso. Tu achas que a minha forma de ser aqui dentro é jogo, que eu não sou assim?". E Jaciara consentia. "Então pronto, é a tua opinião. Tu achas que eu conseguia estar dois meses a fazer um jogo a fazer ser uma coisa que eu não sou?", perguntou também.

"Aqui muita gente fingiu", relembrou Jaciara, referindo a forma como Catarina se dedica à cozinha e a cuidar dos outros, algo que crê ser estratégia. "Esse jogo de querer cuidar de mais, de ir lá, de fazer". "Não é cuidar de mais, eu sou assim, Jaci. Eu estou sempre pronta para ajudar", assegurava Catarina.

Jaciara não dava o braço a torcer. "Eu quero realmente não ter essa perceção. É uma estratégia do jogo para você não ser votada", atirou. "Eu não vou mudar a minha maneira de ser porque os outros pensam que é estratégia de jogo", garantiu a atriz. "Eu não vejo 100% de verdade", disse Jaciara, ouvindo de volta um "Tenho pena, mas não posso fazer nada".

"Estou completamente chocada com o que me estás a dizer. É muito fora"

"Sei que eu posso estar te magoando, mas eu estou falando o que eu sinto", frisou a brasileira, que diz que, lá fora, terá visto declarações de Catarina sobre si e que, por esse motivo, tem alguma "desconfiança". Considera que Catarina é prestável apenas por jogo e a atriz não concorda. "Estou completamente chocada com o que me estás a dizer. É muito fora", assegurou.

A ex-mulher de Deco disse à colega de casa que acredita que 80% do que esta demonstra ser é apenas jogo. "Eu saí com a opinião de que você fazia tudo para agradar", revelou. "A Catarina que está aqui a jogar é a Catarina que está lá fora. Desculpa se eu sou prestável, desculpa se eu sou atenta aos outros, desculpa se eu tenho cuidado", insistia a atriz.

Finda a conversa entre ambas, Catarina procurou consolo em Quinaz. Ambos referiam o quanto Jaciara teria saído "magoada" da edição anterior. No meio da conversa, a atriz começou a chorar. "Ela é muito desconfiada comigo", desabafou. "Eu vivi coisas aqui com ela muito intensas", explicou ao colega, que não fazia parte da mesma temporada.

"É esta insegurança e esta desconfiança dela que a leva aqui", crê, justificando a atitude de Jaciara. "Veio dela, que é uma miúda que eu gosto". Jaciara acabou por se juntar à conversa e por admitir: "A minha cabeça está uma confusão". A empresária garante ter saído "muito ferida" da outra casa do Big Brother.

Jaciara revelou que, desde o momento que saiu do "Big Brother Famosos 1" e até entrar no "Desafio Final", apenas voltou a falar com Catarina Siqueira, Leandro e Hugo Tabaco. Os outros colegas não a terão contactado, e o que mais lhe terá custado é Mário Jardel. "Nem quem era brasileiro, nem quem eu mais defendi", disse, já a chorar. "Nem uma mensagem, nada, zero. Isso dói". Ambas acabaram por se abraçar e por fazer as pazes.