Fernando Semedo entrou a 27 de fevereiro no "Big Brother Famosos". Há mais de um mês no reality show da TVI, o "Chef Sem Medo", como gosta de se apresentar, tem deliciado as restantes celebridades — agora colegas de casa — com as receitas que confeciona.

Foi desde muito novo que desenvolveu o bichinho pela cozinha. Ao ver a proximidade da mãe com os tachos, assim que teve altura suficiente, também ele começou a tratar o fogão por "tu". Não tardou até conseguir superar a lasanha da mãe, antes aclamada pelos familiares como a melhor de todas, e entretanto destronada.

Durante um tempo, o coração de Fernando Semedo esteve dividido entre as paixões da cozinha e do atletismo. Atleta de velocidade durante muitos anos, acabou por se afastar depois de sofrer uma lesão. Talvez o destino a escrever direito por linhas tortas. Assim, rumou à Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa, onde se formou, em 2009, em pastelaria e cozinha.

A ascensão a chef de cozinha e a criação do "melhor bolo de bolacha do Mundo"

Viria a passar por várias casas hoteleiras e restaurantes como o Hotel Mundial, o Restaurante Largo e o Less. Foi neste último que, com a mentoria do conceituado chef Miguel Castro e Silva, também Fernando Semedo conquistou este título — algo que nunca achou possível. A partir daqui, estaria no comando.

Liderou as cozinhas dos restaurantes Villa Saboia, The Decadent, Pimenta Rosa, 1300 Taberna e, desde 2019, encontra-se a chefiar a do Gin Lovers Bar & Restaurant, no Príncipe Real. Enquanto chef executivo, tem elaborado as cartas deste espaço. Em 2016, criou a receita daquele que seria "o" bolo de bolacha.

Fernando Semedo
Fernando Semedo viria a ser conhecido como o "Chef Sem Medo".

Tudo começou na cozinha de casa, entre muitas experiências até chegar à fórmula perfeita. Conhecida hoje como "The Cookie Cake", esta sobremesa pode ser encomendada online por 19,90€ e levantada aos fins de semana no Gin Lovers.

Mas atenção: há um número limite de encomendas ao longo da semana. Este bolo também pode ser degustado à fatia nos diversos pontos de venda. Cremoso e crocante, sempre fresco e tentador: é assim que o descrevem. "Há pecados que são uma bênção e, a este, não deve mesmo resistir" pode ler-se no site.

Torta de laranja do Marco VS. bolo de bolacha do Semedo. Saiba onde comer os doces do "BB Famosos"
Torta de laranja do Marco VS. bolo de bolacha do Semedo. Saiba onde comer os doces do "BB Famosos"
Ver artigo

Apaixonado pela arte gastronómica, o chef de cozinha de 31 anos tem sido presença regular em programas de televisão. "Enérgico, criativo e muito dedicado", como se apresenta, agarrou o desafio do "Big Brother Famosos" essencialmente para promover a própria marca.

O "Chef Sem Medo" aceitou o convite feito por Cristina Ferreira, por quem nutre uma enorme gratidão e respeito, e decidiu utilizar o programa como montra para o trabalho. Enquanto cozinheiro de serviço da casa, é mesmo isso que tem feito. Neste momento, encontra-se nomeado e em risco de ser expulso no domingo (10).

As encomendas do bolo de bolacha de Fernando Semedo, para muitos o "melhor do Mundo", registaram um grande boom após a entrada no reality show. Neste momento, estão a ser finalizadas as obras daquela que será a primeira loja do The Cookie Cake. Localizada em São Bento, ainda não tem data prevista para a abertura.

Numa entrevista à revista "VIP" em 2019, Fernando Semedo revelou que ser pai é um dos seus "maiores sonhos". Por adorar crianças, ambiciona ter uma "casa cheia de miúdos". De momento, está numa relação com Salomé Formosinho, estudante de Medicina Dentária, que considera ser "uma grande companheira".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.