O “Big Brother 2024” estreou na noite deste domingo, 24 de março, conduzido por Cláudio Ramos e com Márcia Soares e Francisco Monteiro como comentadores oficiais das galas. O leque de 20 concorrentes que entraram na casa mais vigiada do País prima pela diversidade.
Luís Fonseca, 47 anos, vem do Alentejo e é um dos forcados mais antigos do País. Jacques Costa, 23 anos, vem de Loures e identifica-se como uma pessoa não-binária. Já Sérgio Duarte, 30 anos, vem de Azeitão e é militar da GNR. Daniela Ventura, 23 anos, nasceu em Luanda, em Angola, veio para Portugal aos 16 anos e, dois anos depois, foi viver para Londres. Além disso, é muçulmana, tendo-se convertido ao Islamismo em 2022.
Alex Ferreira, 27, e Ilona Matviychuk, 28, foram os dois candidatos escolhidos no “Big Brother – A Escolha”, conduzido por Maria Botelho Moniz. Dos dez em jogo, que se dividiram em cinco duplas, Bruno Savate, Francisco Monteiro e Bruna Gomes escolheram os cinco vencedores e o público teve a possibilidade de escolher os dois favoritos.
À medida que os concorrentes foram entrando, retiraram uma bola de cor de uma caixa. Cláudio Ramos, no estúdio, retirou uma bola à sorte, enquanto estava de olhos vendados, calhando a de cor branca, e quem tivesse uma da mesma cor podia ir à prova do líder.
Fábio Caçador foi o vencedor e é o primeiro líder do reality show da TVI. O concorrente teve a oportunidade de nomear diretamente outro jogador e escolheu Nelson Fernandes. Os restantes nomeados da primeira semana não foram conhecidos na gala, sendo que vão ser anunciados no “Especial” desta segunda-feira, 25 de março, à noite.