David Maurício, polémico concorrente do “Secret Story - Desafio Final”, anunciou durante o Especial conduzido por Cláudio Ramos na segunda-feira, 20 de janeiro, que ia desistir do programa. O jovem de 22 anos, que já participou em três reality-shows, foi ao confessionário conversar com o apresentador e explicou-lhe a sua intenção, afirmando que já não se sentia bem no jogo e que não queria voltar ao “buraco escuro” em que já esteve. Na casa, alguns concorrentes choraram com a saída de David Mauricio.
“Eu entrei bem e senti que estava preparado, mas eventualmente não estava. O que sofri nos últimos tempos foi duro, e nos meses de novembro e dezembro, voltei-me a encontrar. Prometi a pessoas muito especiais que não ia voltar para o buraco onde já estive por nada”, começou por dizer o concorrente. “Eu aqui entrei muito bem, senti-me muito feliz, mas à medida que o tempo foi avançando, pode até ser trauma dos outros programas, mas tenho-me sentido menos bem, mais triste, e não quero mesmo que chegue a um patamar em que eu já estive”, acrescentou.
Sobre o seu jogo, que foi bastante comentado dentro e fora da casa por ter sido mais polémico e “dissimulado”, como o próprio disse dentro do reality-show, o concorrente assumiu que tinha exagerado uma parte da sua personalidade para dar conteúdo ao programa, mas que isso não era o motivo pelo qual se ia embora.
“Não vejo com esses olhos. Entrei com muita vontade, é algo de mim mas muito exagerado, simplesmente só entreguei [dessa parte] de mim ao jogo e não tem que ver com níveis de cansaço nem nada disso. Temos vários papéis e mesmo aqui dentro do jogo nunca assumi que queria ser uma personagem (...), mas durou dois, três dias no máximo, e depois voltei ao meu registo”, disse.
Já na sala, o agora ex-concorrente revelou a sua decisão aos colegas, deixando alguns deles, nomeadamente Gabriel Sousa, Flávia Monteiro, Joana Diniz e Rita Almeida, a chorar. Cláudio Ramos também chorou no estúdio. “Tenho duas coisas para dizer a cada um de vocês. Muito, mas mesmo muito, obrigado por tudo, vocês são pessoas e jogadores extraordinários e foi um gosto de coração ter partilhado a casa com vocês”, disse. “Durou pouco, mas estes 20 dias foi como se tivessem sido anos, e vocês têm essa noção”, acrescentou David Maurício, dizendo que sabia que “ia perder muito mais se chegasse à final do que se eventualmente saísse agora”.
O grupo, depois do discurso, encheu o concorrente de perguntas, tentando perceber quando é que o jovem de 22 anos tinha tomado a decisão e se a sua família estava bem. Não tendo tempo para responder a tudo, David Maurício deu um abraço a cada um dos concorrentes, demorando-se mais com Gabriel Sousa e Joana Diniz. No entanto, não foram os únicos: o concorrente deu também um abraço apertado durante algum tempo a Inês Morais, a sua principal antagonista nos primeiros dias, e ainda lhe segredou um “gosto muito de ti”.