Algumas histórias são tão boas que não cabem só nas páginas – e os produtores de TV sabem disso. Nos últimos anos, adaptar livros para séries virou tendência. E não é difícil perceber porquê: fãs antigos ganham uma nova forma de viver a história e que nunca leu o livro descobre enredos viciantes sem precisar de folhear uma única página.
Do romance açucarado ao thriller de arrepiar, passando por dramas adolescentes e ficção científica, aqui ficam dez séries inspiradas em livros que valem a sua maratona de verão.
1 – O problema dos 3 corpos (Netflix)
Baseada na trilogia de ficção científica de Liu Cixin, esta série é perfeita para quem gosta de mistério, teorias científicas e ainda extraterrestres. Um grupo de cientistas começa a morrer de forma bizarra e tudo aponta para uma descoberta bombástica: não estamos sozinhos no universo. Criada por David Benioff, D.B. Weiss e Alexander Woo, é daquelas histórias que misturam conspiração, dilemas morais e efeitos visuais que valem cada minuto.
2 – O casal perfeito (Netflix)
Um casamento de luxo, uma ilha paradisíaca e até um cadáver. Baseada no livro de Elin Hilderbrand, esta minissérie de seis episódios realizada por Susanne Bier mistura drama, crime e aquele clima de “quem será o culpado?”. Ninguém sai da lista de suspeitos e a cada episódio, surgem mais dúvidas que respostas.
3 – My Life with the Walter Boys (Netflix)
Jackie Howard perde os pais num acidente e a vida vira do avesso. De Nova Iorque para um rancho no Colorado, ela passa a viver com uma tutora e nove novos irmãos, oito rapazes e uma rapariga. Drama adolescente puro, com direito a romance, crises existenciais e aquela sensação de “vou só ver mais um episódio”, mas que acabam sempre por ser mais três, ou mais seis, com a nova temporada a sair já no final deste mês.
4 – Heartstopper (Netflix)
Adaptação da obra de Alice Oseman, esta série é um abraço quentinho em forma de drama adolescente LGBT+. Charlie e Nick descobrem que a amizade pode ser muito mais, enquanto enfrentam bullying, inseguranças e as típicas confusões da adolescência. É doce, leve e vai aquecer até o coração mais cínico
5 – You (Netflix)
Joe Goldberg é o tipo de homem que faz tudo pela mulher que ama, e “tudo” aqui inclui ainda atos ilegais. Baseada nos livros de Caroline Kepnes, You é um thriller psicológico que mostra até onde a obsessão pode ir. São cinco temporadas de manipulação, redes sociais e muito jogo mental.
6 – We Were Liars (Prime Video)
Cadence Sinclair Estman tem tudo, desde uma família rica, uma ilha privada e um verão interminável. Até que um acidente apaga as memórias mais importantes da sua vida. De volta à ilha um ano depois, ela percebe que todos guardam segredos perigosos. Drama e muito suspense, que prometem dúvidas até ao último episódio.
7 – The Summer I Turned Pretty (Prime Video)
Jenny Han, autora de To All the Boys, volta a conquistar corações com esta história de verão, amores e triângulos amorosos. Belly sempre passou as férias na mesma praia, mas este ano, entre Conrad e Jeremiah, tudo mudava. É viciante e tem aquela vibe de maratona de domingo, ou pra já, de todas as quartas-feiras que é o dia a que saem novos episódios desta última temporada da trilogia.
8 – Bridgerton (Netflix)
O romance de época mais falado dos últimos anos continua firme e forte. Inspirada nos livros de Julia Quinn, a série mergulha na alta sociedade londrina do século XIX, com bailes deslumbrantes, escândalos e segredos revelados pela misteriosa Lady Whistledown. É drama, é romance e é impossível ver sem suspirar e ansiar pela nova temporada que está agendada para 2026.
9 – The Better Sister (Prime Video)
Baseada no livro de Alafair Burke, esta minissérie mistura drama familiar e suspense criminal. Duas irmâs distantes voltam a cruzar caminhos quando o marido de uma delas é assassinado – e a principal suspeita pode estar mais perto do que imaginam. Entre seguredos antigos e reviravoltas inesperadas, cada episódio deixa aquela sensação de “preciso de ver o próximo agora”.
10 – Murderbot (Apple TV+)
Baseada no livro All Systems Red, a primeira da série de The Murderbor Diaries de Martha Wells, esta adaptação chega com tudo em 2025. Murderbot é uma AI autoconsciente que prefere assistir reality shows a interagir socialmente, até que acaba numa missão que pode mudar tudo. Leve, sarcástico e cheio de ação, é perfeito para quem gosta de um humor inteligente com uma pitada de ficção científica com atitude.
Quer viver intensamente um verão de ficção? Escolha pelo menos uma de cada género e assim não corre o risco de ficar preso numa só vibe.