Imagina-se a viver numa aldeia no meio de Espanha? A oportunidade acaba de chegar através de um convite tentador do município de Teruel, que quer atrair famílias para a aldeia de Griegos, onde habitam atualmente apenas 132 pessoas e a escola arrisca-se a fechar por falta de crianças. Qualquer pessoa pode converter o risco no sonho de trabalhar numa aldeia onde reina a calma, natureza e onde os custos para viver são reduzidos para os novos habitantes vindos de qualquer ponto do mundo.

As ofertas de emprego são várias, sendo uma delas a hipótese de dar continuidade à sua profissão atual em regime de trabalho remoto. Contudo, se é para mudar radicalmente de vida, então o município tem duas sugestões: trabalhar na cozinha do restaurante Paladar de Aragón, localizado na Muela de San Juan, em Teruel, ou gerir o hotel-restaurante Griegos, na praça da aldeia. Já as crianças, irão para a escola enquanto os adultos trabalham e farão parte da turma com, pelo menos, 12 alunos — número necessário para evitar o encerramento da escola que atualmente tem apenas nove alunos.

Percorrer Aldeias do Xisto e cozer pão em forno a lenha. Uma amostra do que fazer em Penela
Percorrer Aldeias do Xisto e cozer pão em forno a lenha. Uma amostra do que fazer em Penela
Ver artigo

A vantagem desta experiência é que quem decidir mudar de vida vai poder explorar a beleza da aldeia de Griegos enquanto residente em vez de ser um simples turista que tem dias contados e um roteiro para fazer check. Com calma, pode explorar o Embalse del Arquillo de San Blas, uma praia de água cristalina a poucos minutos do centro de Teruel, a cascata de 12 metros Molino de San Pedro, situada dentro da reserva natural de Valle del Cabriel, e ainda pode dar um pulo a Madrid, que fica apenas a três horas de carro.

Se tudo isto já é tentador, o emprego gratuito e a renda assegurada pela Câmara Municipal de Teruel durante três meses fazem com quem nem tenha de pensar mais do que uma vez na proposta. Após o período de arrendamento grátis, a renda fica por 225€, sendo que destes, 50€ são deduzidos por cada criança em idade escolar — uma ninharia, em bom português, comparando com o preço de arrendamento ou compra de uma casa em Portugal.

Para apresentar a candidatura, basta enviar um vídeo a explicar a situação familiar e o currículo profissional para o WhatsApp do município (+34 618 540 361).