Depois semanas de especulação, eis que chegou, finalmente, a confirmação: Charlotte Casiraghi, filha da princesa Carolina do Mónaco e de Stefano Casiraghi, está num relacionamento com o escritor francês Nicolas Mathieu. Os rumores começaram a circular há cerca de um mês, mas há novas fotografias que mostram que há mais do que uma amizade entre ambos, segundo a "Hola!".
A dupla foi vista a desfrutar de um almoço no terraço de um restaurante em Paris, cidade na qual a princesa vive e onde passou a refeição a trocar sorrisos e gestos de cumplicidade com o companheiro. Depois disto, Mathieu apanhou o metro para visitar o Salon du Livre, no Grand Palais Éphémère, enquanto Charlotte foi ter com uma amiga na Boulevard Raspail.
Os rumores andam a circular há um mês na imprensa, das quais a revista "Voici", que publicou fotos de Nicolas Mathieu a sair da casa de Charlotte em Paris, é exemplo. A publicação garantiu ainda que ambos chegaram à residência no dia anterior. Já a última edição da revista "Paris Match" também fez capa de Charlotte na companhia do escritor durante um passeio.
Nicolas Mathieu tem 45 anos, pelo que é oito anos mais velho que Charlotte Casiraghi, que tem 37. Tem várias obras publicadas, tendo sido vencedor do prémio Goncourt, um galardão literário atribuído anualmente pela Academia Goncourt, em 2018. O livro que lhe que rendeu o prémio foi o romance "Leurs enfants après eux" (algo como "Os filhos depois deles", em português), uma obra "educacional" sobre "a desilusão", refere a "France 24". Esta incide sobre um grupo de adolescentes no final dos anos 90, numa localidade do oeste de França.
O romance com Charlotte Casiraghi começou depois de o casamento da aristocrata com Dimitri Rassam, produtor de cinema, ter chegado ao fim. Juntos há seis anos e casados há quatro, o casal foi visto pela última vez em público em outubro e a teoria ganhou força quando Rassam não apareceu ao lado da mulher no Dia Nacional do Mónaco, em novembro, diz a "Lux".
Charlotte e o produtor de cinema assumiram o relacionamento em 2018, no Baile da Rosa, uma gala de beneficência, iniciativa da Fundação Princesa Grace, que assinala o início da primavera no Mónaco, de acordo com a "Tatler". Dimitri Rassam, com quem Charlotte tem um filho de 5 anos, Balthazar, é filho da atriz francesa Carole Bouquet e do produtor de cinema franco-libanês Jean-Pierre Rassam.
Antes do marido, a princesa do Mónaco teve outros relacionamentos. Foi o caso do realizador italiano Lamberto Sanfelice, que Charlotte Casiraghi conheceu num festival de cinema, em 2015, segundo a "People". No entanto, o namoro acabou por não vingar, uma vez que, no ano seguinte, deixaram de ser vistos juntos, segundo a mesma fonte, que diz que foi por essa altura que a aristocrata terá começado a envolver-se com o agora ex-marido.
Contudo, foi com o ator e comediante de stand-up Gad Elmaleh que teve um dos relacionamentos mais populares – e controversos, já que tinham 16 anos de diferença. O par começou a namorar em 2011, depois de se conhecerem numa festa, diz a mesma publicação, que acrescenta que ele é considerado um dos melhores comediantes do país (ou "o Jerry Seinfeld de França", como lhe chamam).
Só dois anos depois de começarem a namorar, em 2013, é que a relação se tornou pública, quando o par apareceu ao lado de membros da família real do Mónaco no Baile da Rosa. Contudo, continuaram a manter um perfil discreto, mesmo quando Casiraghi se preparava para dar à luz o filho, Raphaël Elmaleh, que nasceu em dezembro desse mesmo ano. Em 2015, o romance chegou ao fim.
Nascida e criada na cidade de Monte Carlo, no Mónaco, Charlotte Casiraghi é a neta do ícone do cinema norte-americano Grace Kelly e do príncipe Rainier III. Desde cedo, aprendeu a andar a cavalo e participou em concursos internacionais, tendo ganhado inúmeras competições no mundo do hipismo – e passado pela passerelle do desfile de primavera/verão de 2022 da Chanel montada a cavalo, segundo a "Vogue".
Aliás, é precisamente dessa casa de luxo francesa que é embaixadora e porta-voz há quatro anos, mas a sua relação com a etiqueta começou antes de ela ter nascido. A sua mãe, Carolina do Mónaco, tornou-se uma fã da marca enquanto estava grávida da mesma. "É quase como se eu tivesse nascido com Chanel", diz a princesa num vídeo. Depois, a relação floresceu quando começou a ser amiga íntima de Karl Lagerfeld, o antigo diretor criativo da marca.
Além disso, tem sido cara de marcas como a Gucci, Yves Saint Laurent e Louis Vuitton, mas a moda não é a sua única paixão. A princesa sempre foi fã assumida de filosofia, a sua área de estudos, tendo publicado o livro "Arquipélago das Paixões" (2019), em parceria com um seu antigo professor, Robert Maggiori.
Passou também pelo mundo do jornalismo, tendo estagiado na revista semanal do jornal britânico "The Independent", em 2007, e trabalhado na editora Pierre Laffont, em Paris. Em 2009, Charlotte escreveu e editou vários artigos sobre Moda, arte e fotografia para a revista Above e tornou-se uma das fundadoras da revista "Ever Manifesto".
Hoje com 37 anos, Charlotte Casiraghi tem conseguido manter a sua privada longe da agenda da família real monegasca. Um bom exemplo disso é o facto de o Palácio Real nunca sequer ter confirmado ou anunciado o nascimento dos seus filhos. Charlotte é filha da princesa Carolina do Mónaco e Stefano Casiraghi, que morreu em 1990.
Tudo aconteceu quando os três filhos – Andrea, Pierre e Charlotte – eram ainda muito pequenos. Em causa está um acidente, que aconteceu durante uma corrida de barcos, na costa do Mónaco. O barco de Stefano Casiraghi estava a andar a 180 quilómetros por hora e capotou, culminando na morte do empresário.
Stefano Casiraghi foi o segundo marido de Carolina do Mónaco, filha de Rainier III. A notícia da sua morte precoce voltou a relembrar a família real monegasca de uma outra terrível situação: a morte da princesa Grace Kelly, que morreu aos 52 anos, vítima de um acidente de viação. No carro estava a tia de Charlotte Casiraghi, Stéphanie, que tinha apenas 17 anos e, ao voltar de carro de uma fazenda com a mãe, derraparam numa curva e caíram de um penhasco de cerca de 40 metros de altura.