"A Plebeia e o Príncipe Playboy" podia ser o nome do livro baseado na história da relação da atleta sul-africana Charlene Wittstock e de Alberto, príncipe do Mónaco. Mas esta história não tem nada de conto de fadas e é feita de percalços, segredos, mentiras mas também de superação.

Charlene e Alberto conheceram-se em 2000, quando a nadadora olímpica sul-africana tinha 22 anos. O herdeiro do principado tinha 42 e era conhecido pela sua fama de playboy. Seis anos depois, fizeram a primeira aparição pública enquanto casal. Na altura, já Alberto do Mónaco tinha assumido publicamente, após processos em tribunal, a paternidade de duas crianças: Jazmin Grace Grimaldi, atualmente com 32 anos, e Alexandre Grimaldi, de 21.

Esta inclinação do filho de Rainier III e Grace Kelly para, digamos assim, espalhar a semente, ensombra, até aos dias de hoje, o casamento dos príncipes do Mónaco. Existem pelo menos mais duas mulheres a reclamar que o príncipe Alberto é pai dos seus filhos. Em 1989, a atriz alemã Bea Fiedler afirmou que o herdeiro era pai do seu filho Daniel. O teste de ADN nunca foi validado em tribunal. Em 2020, uma mulher brasileira, cuja identidade nunca foi revelada, interpôs um processo, argumentando que teve um filho com o príncipe do Mónaco já durante a relação com Charlene. O caso ainda decorre nos tribunais italianos.

Mas a tormenta nesta relação começaria nos dias antes do casamento. A revista francesa "L'Express" noticiou à época que Charlene teria tentado sair do país através de Nice, que fica a poucas dezenas de quilómetros do Mónaco, e que viu o seu passaporte apreendido pela polícia enquanto se dirigia para o aeroporto. O "Daily Mail" noticiou à época que houve mais duas tentativas de fuga. A noiva do príncipe Alberto terá procurado guarida na embaixada da África do Sul durante um prova do vestido de noiva, em França, e também terá tentado fugir em maio de 2011, durante o Grande Prémio do Mónaco.

No entanto, em julho, subiria ao altar, vestida de Armani Privé, e tornava-se princesa do país fundado em 1297 pela família Grimaldi. Em 2013, em entrevista ao "The Times", Charlene dizia que as histórias eram "categoricamente mentira".  Os únicos filhos do casal, Gabriella e Jacques, nasceram em dezembro de 2014. Nos seis anos seguintes, a vida decorreu sem grande história no principado, com Charlene a fazer os mínimos olímpicos da sua função: comparecer em bailes, eventos solidários, competições desportivas e a posar para as fotos ao lado de Alberto II. Os rumores de uma relação tensa e complicada com a cunhada, Carolina, foram surgindo aqui e ali, nunca comentados pelo principado até que, em 2020, Charlene desaparece para o seu país natal, a África do Sul.

Estamos em plena pandemia, há restrições no que toca a viagens e as perguntas começam a surgir. E é só em agosto de 2021 que o palácio do Mónaco confirma que Charlene iria ser submetida a "uma cirurgia de quatro horas sob anestesia geral", na sequência de uma infecção das vias aéreas superiores (nariz, ouvidos e garganta). O 10º aniversário de casamento de Charlene e Alberto é passado a milhares de quilómetros de distância e, em outubro, a princesa é novamente operada.

Charlene voltou ao Mónaco em novembro de 2021 mas por pouco tempo. Depois disso, foi internada numa clínica, algures na Europa, devido a "exaustão emocional e física", como anunciou na altura o palácio. Uma informação confirmada pelo próprio Alberto II do Mónaco à revista "People". "Ela está assoberbada e não poderia cumprir deveres oficiais, a vida em geral ou sequer a vida familiar". Nessa mesma entrevista, o príncipe relatava que foi percetível que Charlene "não estava bem" poucas horas depois de ter regressado ao Mónaco.

A princesa voltou ao Mónaco em março de 2022  e só regressou aos deveres oficiais no final de abril de 2022, marcando presença num evento de automobilismo.

Em novembro de 2024, numa rara entrevista à revista francesa "Gala", Charlene falou sobre a forma como a idade transformou a sua performance física. "Caminho, ando de bicicleta, nado, mas não tanto como antes. Quando era nova, treinei de forma muito intensa mas, agora, é preciso moderação", afirmou, citada pela "Hello!". A princesa nunca falou publicamente sobre os problemas de saúde que enfrentou no passado recente.

Veja 30 fotos de Charlene do Mónaco

Créditos fotos: palaisprincierdemonaco